Apesar de ter melhorado no quesito finalização, com a volta de Diego Souza, o Grêmio tem um outro ponto de atenção no time para a Série B. Contra o Guarani, o gol sofrido pelo time de Roger Machado surgiu de uma jogada pelo lado esquerdo defensivo. Logo em seguida, pelo mesmo lado, o Bugre quase virou a partida, mas Brenno fez grande defesa.
Lances como estes têm se repetido ao longo de 2022 no Grêmio. Na atual temporada, o time sofreu 15 gols em 17 jogos. Destes, nove foram resultados de jogadas tramadas pelos adversários explorando o lado esquerdo Tricolor, o que corresponde a 60%. Os números mostram que o problema aconteceu mesmo com laterais diferentes na função.
O problema começou ainda com o técnico Vagner Mancini, no seu último jogo no comando da equipe, diante do Juventude, pelo Gauchão. Na oportunidade, o atacante Capixaba se apresentou na área, recebeu bom passe rasteiro vindo do lado direito e deslocou o goleiro Brenno. De lá para cá, o problema se repetiu em lances similares e, também, em bolas aéreas. Diante do Mirassol, por exemplo, Fabricio Daniel marcou o primeiro gol aproveitando-se deste erro já com Roger no comando.
Foram oito jogos em que o Grêmio foi vazado por jogadas que partiram do lado esquerdo defensivo. Em um deles, na derrota diante do União-FW, o time levou dois gols com essa característica. Nesta partida, César Lopes comandou o time após a demissão de Vagner Macini e enquanto Roger não assumia a equipe.
Mesmo com troca dos laterais ao longo da temporada, o problema seguiu. Dos oito jogos em que o Grêmio levou gols por esta falha, Nicolas foi o titular do lado esquerdo em cinco partidas e Diogo Barbosa em três. A dupla de zaga foi basicamente a mesma: Bruno Alves jogou as oito partidas, Geromel, sete, e Rodrigues apenas uma. A constar, nestes jogos três atletas atuaram como extrema pela esquerda, Rildo, quatro jogos, Ferreira, três, e Biel, um.
Para o jogo diante do Operário-PR, Roger deve manter a mesma estrutura defensiva. O trio Nicolas, Geromel e Bruno Alves seguirá como titular. A principal mudança está na lateral direita. Sem Edilson, lesionado, Roger optará por dar sequência a Rodrigo Ferreira, que já foi o escolhido diante do Guarani após a lesão do titular da posição.
CONFIRA O RAIO X DOS NÚMEROS DO GRÊMIO EM RELAÇÃO AO PROBLEMA
17 jogos em 2022
15 gols sofridos
9 gols sofridos a partir do lado esquerdo
8 jogos em que sofreu gols pelo lado esquerdo
JOGOS EM QUE O GRÊMIO FOI VAZADO DESTA FORMA:
Grêmio 1 x 1 Juventude - Gol de Capixaba
União-FW 3 x 1 Grêmio - Gols de Eliomar e Laion
Mirassol 3 x 2 Grêmio - Gol de Fabricio Daniel
Novo Hamburgo 1 x 1 Grêmio - Gol de Da Silva
Inter 1 x 0 Grêmio - Gol de David
Grêmio 2 x 1 Ypiranga - Gol de Erick
Grêmio 0 x 1 Chapecoense - Gol de Matheus Bianqui
Grêmio 3 x 1 Guarani - Gol de Matheus Pereira
* Colaborou Bruno Flores