O início da Série B para o Grêmio foi não foi como previsto. O Tricolor estreou empatando com a Ponte Preta e depois foi derrotado para a Chapecoense. Nos dois jogos, uma coincidência: ausência de gols marcados. E esse é o principal aspecto a ser corrigido pela comissão técnica de Roger Machado.
A última vez que o Grêmio ficou dois jogos sem marcar gols foi no ano passado, pelo Brasileirão. Em 10 de outubro, o Tricolor sofreu 1 a 0 do Santos, na Vila Belmiro. O jogo marcou a demissão de Felipão. Na sequência, já com Thiago Gomes na casamata, o Fortaleza venceu os gremistas por 1 a 0.
Algo similar ocorreu em agosto. No dia 25, o Grêmio levou 4 a 0 do Flamengo pela Copa do Brasil. Três dias depois, derrota para o Corinthians, por 1 a 0.
A pior sequência recente sem gols do Grêmio também ocorreu na trágica temporada passada, que terminou com rebaixamento à Série B. Foram cinco jogos seguidos sem gols entre o final de junho e a metade do julho.
Após um 0 a 0 em casa com o Fortaleza, em 27 de junho, o Tricolor perdeu para o Juventude por 2 a 0 e para o Atlético Goianiense por 1 a 0. Na sequência, o Grêmio levou 2 a 0 do Palmeiras, no Allianz Parque, e depois ficou no 0 a 0 com o Inter.