Titular nas últimas três partidas improvisado na lateral direita, Rodrigues é a principal opção do setor pela saída de Orejuela. Na partida que confirmou o time na final do Gauchão, o jogador preocupou a torcida deixando o campo com dores. Porém, segundo o Grêmio, o defensor sentiu apenas câimbras e deve ficar à disposição para as finais do Gauchão contra o Ypiranga. O primeiro jogo é sábado (26), em Erechim. Até lá Rodrigues passará por reavaliações médicas.
Aos 24 minutos da etapa final no Gre-Nal 437, na última noite (23), o camisa 26 foi substituído para a entrada de Mateus Sarará. O zagueiro reclamou de dores musculares na coxa direita. Ele começou tratamento no banco de reservas.
De acordo com a direção gremista, o episódio foi considerado normal pelo desgaste da partida. A princípio, não fará exames de imagem.
Caso Rodrigues volte a sentir dores e seja vetado, a comissão técnica tem a possibilidade de improvisar o volante Mateus Sarará na posição (Edilson não está inscrito). O jovem estava sendo adaptado no setor nos treinamentos de Roger Machado. No Gre-Nal fez a sua primeira aparição em 2022 no time.
Para a Série B, após liberar Orejuela, que está indo para o Athletico-PR, o Tricolor fechou com dois reforços: Edilson, ex-Avaí, e Rodrigo Ferreira, que chega nesta tarde, vindo do Mirassol-SP.