O técnico Roger Machado definiu o Grêmio para enfrentar o Ypiranga pela última rodada da fase classificatória do Gauchão. O treinador optou por fazer mudanças em relação ao time que foi derrotado no Gre-Nal 435, no Beira-Rio, na última quarta-feira (9).
Do time que começou o clássico, Roger fez quatro mudanças na equipe. Rodrigues ganhou o lugar de Orejuela na lateral-direita; Diogo Barbosa entrou na vaga de Nicolas, que apresentou sintomas gripais na manhã deste sábado, na esquerda; Bitello assumiu o meio de campo enquanto Thiago Santos fica no banco. Enquanto, Gabriel Silva substituiu Rildo pelo lado.
Assim, o Grêmio está escalado com Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Bitello e Villasanti; Janderson, Campaz e Gabriel Silva; Elias.
No banco de reservas, Roger tem a disposição Gabriel Grando, Orejuela, Gustavo Marins, Lucas Silva, Thiago Santos, Sarará, Victor Bobsin, Benítez, Rildo, Wesley e Vini Paulista.
O Grêmio tem 18 pontos, três a menos que o próprio Ypiranga, que é o líder da competição. Uma vitória por pelo menos três gols de diferença fará com que o Tricolor encerre a fase classificatória na primeira colocação.