Após cumprir os 15 dias de suspensão impostos pela direção do Grêmio, Diego Churín voltará às atividades com os demais jogadores do grupo nesta tarde de quinta-feira (17) no CT Luiz Carvalho.
O atacante de 32 anos foi punido pelo clube após um ato de indisciplina ocorrido durante a viagem para São José do Rio Preto, no começo do mês, quando o Tricolor enfrentou o Mirassol pela Copa do Brasil.
No episódio, em nota divulgada, o clube afirmou que "tomou conhecimento dos fatos ocorridos na madrugada da última quarta-feira (1), após o jogo contra o Mirassol, envolvendo o atleta Diego Churín... e informa que, após deliberação entre a direção e o jogador, o atleta foi punido com 15 dias de suspensão das atividades".
Nem mesmo a lesão muscular de Diego Souza, que o impediu de atuar nas duas últimas rodadas e que ainda o deixa como dúvida para as semifinais do Gauchão, fez o Grêmio cogitar rever a situação. Elias vem sendo o titular e assim deve continuar no clássico de sábado (19), primeiro jogo das semifinais do Gauchão.
Durante os 15 dias afastado, Churín buscou manter a forma física e cumpriu um cronograma com o ex-jogador da dupla Gre-Nal Marcelo Labarthe, que tem um programa de treinos físicos para atletas chamado de "Pré Tempolaba".
Contratado pelo Grêmio em outubro de 2020, Churín tem contrato válido até o final de 2022, com possibilidade de prorrogação em caso de cumprimento de metas. Com a camisa gremista, o argentino que custou cerca de US$ 1,5 milhão atuou em 43 jogos e marcou apenas quatro gols, sendo o último em 6 de maio do ano passado, na goleada por 8 a 0 sobre o Aragua, pela Copa Sul-Americana. Ele ainda deu duas assistências.