O Grêmio publicou, no início da tarde desta quinta-feira (10), uma nota de repúdio contra atos preconceituosos no site do clube. O comunicado foi ao ar no dia seguinte ao Gre-Nal 435, em que torcedores do time foram gravados cantando uma música na qual se referem aos colorados como "macacos".
"Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza", diz trecho da nota.
O Tricolor já havia sido denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), na quarta-feira (9), por caso de injúria racial cometido por um torcedor gremista contra torcedores do Inter no interior do Beira-Rio no dia 26 de fevereiro, quando as torcidas aguardavam pelo clássico Gre-Nal 435 — adiado em virtude do ataque ao ônibus gremista na chegada ao estádio. O presidente Romildo Bolzan Júnior chegou a afirmar, na quarta, que o clube já havia identificado a pessoa responsável pelos gestos racistas.
— Já identificamos a pessoa que cometeu. Houve o gesto afirmado e se tivermos que responder, vamos lá. Para isso está todo mundo atento, mas para matar um jogador? Não estou menosprezando a questão, mas quantas situações já não aconteceram assim? — disse Romildo ainda na concentração do Grêmio para o clássico 435.
Caso seja condenado em julgamento previsto para a próxima quarta-feira, dia 16, a pena pode ser multa, perda de mando de campo ou até exclusão do campeonato. Recentemente, o Brasil-Pel foi punido no artigo 243-G VII — o mesmo em que o Grêmio foi denunciado — por praticar atos discriminatórios contra o goleiro Adriel, do Grêmio. Os auditores do TJD-RS decidiram pela perda de mando de campo por duas partidas e multa de R$ 30 mil ao clube de Pelotas. Graças a um efeito suspensivo, o Xavante não teve perda de mando até o momento.
Confira a nota completa publicada pelo clube:
"O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade."