O Brasil-Pel foi condenado pelo TJD-RS com a perda de dois mandos de campo e uma multa de R$ 30 mil por ato racista de um torcedor no confronto contra o Grêmio, válido pela segunda rodada Gauchão. O autor das ofensas foi suspenso por 900 dias de eventos esportivos.
A denúncia foi feita por Adriel, goleiro do Grêmio. Após o empate em 1 a 1, em 29 de janeiro, ele reproduziu em seu perfil no Instagram um vídeo com um homem imitando um macaco em direção aos jogadores gremistas no Estádio Bento Freitas, e descreveu que recebeu ofensas racistas da torcida Xavante.
Após o encerramento do inquérito que investigou o caso, a procuradoria do TJD marcou o julgamento para esta quinta-feira (24) pedindo a perda de três mandos de campo do Brasil. Na decisão final, o clube não poderá atuar em casa em duas partidas, além do pagamento de R$ 30 mil.
Pelo Gauchão, o time pelotense tinha previsto para o Bento Freitas o jogo da 11ª rodada, a última da primeira fase, contra o Juventude. Este jogo não poderá ser em Pelotas. A segunda partida poderá ser cumprida em uma eventual semifinal, caso o clube avance de fase, ou no Brasileirão da Série C.