![André Ávila / Agencia RBS André Ávila / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35648982.jpg?w=700)
O Grêmio diagnosticou que dois dos seus pilares ruíram durante a derrota no clássico Gre-Nal 435: o mental do grupo de jogadores e a qualidade técnica do time. A leitura da direção e da comissão técnica identificou que o time comandado por Roger Machado sucumbiu ao Inter e teve a pior atuação em um Gre-Nal nos últimos anos.
Segundo apurou GZH, o principal ponto de atenção é o aspecto psicológico do elenco de jogadores. O entendimento no clube é que ainda há reflexos do rebaixamento dentro do vestiário gremista. Na entrevista coletiva após o clássico, o vice de futebol, Dênis Abrahão, citou uma medida de apoio psicológico aos atletas.
— Vamos ter de modernizar nosso processo interno no clube, em matéria de trabalho. Mais dedicação, mais tecnologia, mais apoio psicossocial, mais apoio psicológico. E, a partir de amanhã (quinta-feira), vai ter mais uma equipe trabalhando à disposição dos atletas. Não pensem que é fácil trabalhar num clube que passou 39 jogos na segunda divisão e que caiu para a segunda divisão — afirmou.
Estes elementos, no entendimento do Grêmio, dificultaram a absorção de um ambiente de motivação no vestiário e o desenvolvimento de um poder de reação durante a partida. A medida do clube para tentar sanar esta questão será reforçar o apoio psicológico aos jogadores. Hoje, o clube conta psicólogos contratados no quadro de funcionários. Além disso, mantém uma parceria com uma equipe externa de profissionais da área de saúde mental para auxiliar tanto os jogadores do grupo principal quanto atletas das categorias de base.
O impacto psicológico afeta outro ponto importante do grupo: a qualidade técnica. Apesar de entender que precisa reforçar o elenco, a direção faz a leitura de que o fardo mental tem dificultado o desempenho técnico individual dos jogadores. Mesmo assim, o Departamento de Futebol acelera a busca por, pelo menos, dois reforços afirmados e promete grandes contratações.
— Temos um elenco pequeno. Relativamente, há um desequilíbrio em característica, número e qualidade em algumas posições. Nós precisamos elevar o nível. Já estamos discutindo há muito tempo, o mercado é restrito e há muita competitividade nesse momento, mas nós sabemos o que precisamos — explicou Roger após a derrota no clássico.
O planejamento dos dirigentes conta com a chegada destes reforços o mais rápido possível para adaptação ao grupo visando a disputa da Série B. O prazo para inscrição de atletas no Gauchão já expirou. Em curto prazo, a aposta do Grêmio é de que os retornos de Ferreira e Diego Souza elevem o nível da equipe para os jogos decisivos do campeonato estadual.