Apesar dos elogios feitos por dirigentes, o Grêmio não fez proposta para contratar jogadores do Ypiranga, finalista do Gauchão, para a disputa da Série B do Brasileirão. O Tricolor irá estrear na Segundona no dia 9 de abril, contra a Ponte Preta, e tem até o dia 12 para efetivar contratações. A ideia do departamento de futebol é trazer, ao menos, três reforços. Isto sem contar com a hipótese de ter o atacante Tetê nos primeiros três meses.
Finalista do Estadual, o Ypiranga tem vários jogadores de destaque. Entre eles, os laterais Gedeílson e Diego Porfírio e o meia Matheusinho. Do trio, Porfírio já tem destino certo. O lateral-esquerdo de 22 anos, que está emprestado pelo Desportivo Aliança-AL ao time de Erechim, deverá reforçar o Coritiba na Série A. O jogador chegou a despertar interesses de Cuiabá e Inter e ser oferecido ao próprio Grêmio.
— O Inter manifestou interesse, estive no clube em reunião, mas não oficializaram proposta. Ofereci ele ao Grêmio e me falaram que não estavam buscando lateral esquerdo — disse o agente Wagner Trentin para GZH.
Com 23 anos, Matheusinho tem contrato com o Ypiranga até o final de 2023. Revelado nas categorias de base do América-MG, o meia não enfrentou o Grêmio na primeira partida decisiva do Gauchão porque estava suspenso.
Suas boas atuações no Gauchão, onde fez 12 partidas, ele tem despertado interesse de alguns clubes e recebido sondagens de outros, caso do Grêmio, que buscou informações sobre sua situação. Porém, o Tricolor não fez nenhuma proposta por ele. Curiosamente, ele é agenciado por Marcello Zanotti Cacici, que também representa o volante Thiago Santos.
Mais experiente dos três e capitão da equipe, Gedeílson é apontado por muitos como o melhor lateral-direito do Gauchão. No primeiro jogo decisivo do Gauchão, teve boa atuação e foi bastante elogiado nos bastidores gremistas.
Ao deixar o gramado do Estádio Colosso da Lagoa, em entrevista à Rádio Gaúcha, o jogador de 29 anos falou sobre uma possível procura do Grêmio.
— Fico feliz por conseguir desempenhar o meu trabalho, na parte individual, da melhor maneira possível dentro do campeonato. Realmente o Grêmio mapeou a minha situação, mas não chegou nada concreto pra mim e o meu empresário. Houve apenas um contato do Grêmio com o clube (Ypiranga) pra saber da minha situação — disse o autor de quatro assistências em 14 partidas do Gauchão.
Até o momento, o Grêmio contratou para a Série B, os laterais-direitos Edilson e Rodrigo Ferreira. Uma possível negociação com o rival da final do Gauchão não enfrentaria problemas, até pela boa relação que os clubes possuem. Neste momento, dois jogadores que pertencem ao Tricolor, o atacante Guilherme Beléa e o lateral-esquerdo Vitinho, estão emprestado ao time do interior e deverão permanecer para a disputa da Série C.