A vitória por 3 a 0 no Gre-Nal do Beira-Rio deu ao Grêmio larga vantagem na semifinal do Gauchão 2022. No confronto de volta, marcado para a próxima quarta-feira (23), na Arena, o Tricolor pode ser derrotado por até dois gols de diferença que estará classificado para a decisão do Estadual. Para o técnico Roger Machado, entretanto, o Inter também tem a capacidade de se mobilizar para reverter a eliminatória e nada está decidido.
— A concentração sempre vai existir. É uma decisão de dois tempos e o primeiro acabou hoje. Não tem nada decidido, mas é uma vantagem importante. Temos que ter humildade e saber reconhecer que, assim como fizemos um jogo diferente do primeiro para o segundo, o Inter também pode nos surpreender — disse Roger.
No clássico de sábado (19), o Tricolor teve postura diferente das últimas partidas, até pelas novidades na escalação. O técnico explicou as mudanças que fez no Gre-Nal, promovendo a entrada de Lucas Silva no meio-campo e posicionando Elias e Campaz pelas pontas.
— O Elias é um especialista de lado, mas está se adaptando a uma função de camisa 9. Ele fez toda a formação no lado e está há um ano atuando de centroavante. Ele tem o que a posição que precisa, com imposição física e velocidade. Mas por jogar de 9, ele também tem o gosto pelo gol. Então não foi invenção. Por ter o Campaz como meia-ponta pelo outro lado, precisava de um jogador de velocidade pelo outro lado — disse Roger Machado, também destacando a função exercida pelo colombiano:
— Uma das primeiras coisas que eu faço quando chego no clube é fazer uma entrevista com os jogadores sobre os esquemas que pretendo atuar. Nesse sistema, gosto de ter um meia-ponta e um jogador mais agudo. Não tem novidade. Ele sabe fazer essa função. Eu dei liberdade, só pedi para ele evitar se soltar pelo lado esquerdo.
Mesmo sem desfalques por lesão ou suspensão, o Grêmio não poderá ter a mesma formação no Gre-Nal decisivo da Arena, na quarta-feira, às 22h15min. Villasanti, convocado para a seleção paraguaia, está fora. Com o 3 a 0 da ida, o Tricolor pode perder por até dois gols de diferença para avançar à decisão do Gauchão 2022.