Foi a primeira partida do elenco principal do Grêmio na temporada 2022. Jogando contra o São José, na Arena, pela terceira rodada do Gauchão, o time de Vagner Mancini bateu a equipe da zona norte da Capital e somou mais três pontos no campeonato estadual.
Ainda sem todos os titulares à disposição, o Tricolor deu mostras de como irá atuar durante as disputas da Série B e da Copa do Brasil, competições que participará neste ano. Mesmo sendo a estreia, o Grêmio teve destaques positivos no 2 a 1.
Campaz
Contratado no ano passado quando a equipe buscava sair da zona de rebaixamento do Brasileirão, o colombiano sofreu nos primeiros meses em Porto Alegre. No entanto, no primeiro jogo desta temporada, não demorou a mostrar os motivos que fizeram o Grêmio comprá-lo junto ao Tolima-COL.
Aos cinco minutos do primeiro tempo, cobrou falta com perfeição e abriu o placar na Arena. Na segunda etapa, serviu Diego Souza no segundo gol gremista. Além do gol e da assistência, foi uma das principais peças do meio-campo do Tricolor, atuando centralizado e, por vezes, caindo pelo lado também. Recebeu elogios do técnico Vagner Mancini após o jogo.
— O Campaz foi muito bem. Ele melhorou muito neste ano, teve a chance de entender tudo o que vinha sendo desenvolvido pela gente. Teve oportunidade de melhorar na parte física.
Responsável por substituir Douglas Costa, que rescindiu o contrato com o Grêmio, o camisa 20 foi uma das boas notícias da tarde da última quarta-feira. Em parceria com o lateral-direito Orejuela, fez com que o lado direito de ataque gremista fosse a principal alternativa no primeiro tempo da vitória contra o São José.
Apesar de erros de passe, mostrou bastante velocidade e assertividade nas escolhas de jogadas. Poderia ter feito seu primeiro gol com a camisa gremista, mas deixou a bola para Diego Souza empurrar para dentro da goleira de Fábio. Mancini também o elogiou e disse que o atacante fez um jogo seguro.
De volta ao Tricolor após uma temporada no São Paulo, o colombiano mostrou a mesma vitalidade de 2020. Ofensivo, chegou bastante à linha de fundo e fez boas combinações com Janderson pelo lado direito de ataque. Mostrou-se uma alternativa para o futebol mais físico que o Grêmio irá enfrentar na Série B do Brasileirão em 2022. Apesar disso, o técnico Vagner Mancini disse que o camisa 28 ainda tem espaço para melhora nas próximas partidas.