Após o descanso na última rodada, os titulares do Grêmio voltam a campo neste domingo (13), às 19h, para a partida contra o Juventude. O jogo na Arena marca o encerramento também do período de pré-temporada do clube, que terá dedicação exclusiva ao Gauchão a partir deste final de semana. Para a partida na Arena, o técnico Vagner Mancini utilizará novamente força máxima. A única novidade prevista em relação aos jogos contra São José e Guarany-Ba é a troca do goleiro. Brenno, que atuou na vitória da equipe reserva sobre o Aimoré, segue como a opção para iniciar a partida.
Apesar das boas atuações de Nicolas e da dupla de volantes formada por Fernando Henrique e Villasanti contra o Aimoré, a tendência é que Mancini dê sequência ao time que iniciou o ano. O técnico avisou após a partida no Vale dos Sinos que pretendia manter a estrutura utilizada nas duas rodadas em que a equipe principal atuou.
— O problema diante do Guarany-Ba, um time extremamente fechado, eu não posso direcionar para apenas dois atletas. Claro que a gente ganha Fernando Henrique e Villasanti, mas não vamos descartar Thiago Santos e Lucas Silva, que são os titulares. É importante manter o planejamento que foi feito — disse o técnico.
O único desfalque certo no time do Grêmio é Campaz. Após levar uma pancada no joelho direito na última semana, o colombiano não conseguiu treinar por conta das dores no local e só deve voltar a participar das atividades nos próximos dias. Com isso, Benítez terá sequência na equipe. A ideia era monitorar as cargas de treinos e jogos do meia argentino, mas a lesão de Campaz e a falta de alternativas para o setor alterou os planos. Como também é feito com Diego Souza, que entrou no segundo tempo da partida contra o Aimoré e voltará ao time titular para o jogo deste domingo.
Pelo planejamento traçado pela comissão técnica, o jogo contra o Juventude será a última observação da equipe. A ideia é avaliar o rendimento dos jogadores contra um adversário da Série A do Brasileirão e depois definir se algum setor terá alterações. Após a partida contra o time da Serra, a próxima semana será totalmente dedicada aos treinos para o time principal antes dos jogos contra o São Luiz e o Gre-Nal. O Grupo de Transição viajará para enfrentar o União-FW na próxima quarta-feira (16/2).
Ju em turbulência
O Juventude chega para o jogo em meio a turbulência da troca de técnico. Sem vencer nas cinco rodadas no Gauchão, Jair Ventura foi demitido e o clube está em busca de um novo treinador. Enquanto ocorrem as negociações, o clube decidiu que na Arena o comando será do auxiliar Eduardo Barros.
Com apenas dois pontos somados, o Ju precisa pontuar para se afastar da zona de rebaixamento. Emprestados pelo Grêmio, Paulo Miranda e Darlan não poderão ser escalados. Sendo assim, o jovem Odivan pode ser uma das novidades na equipe titular.