O Gre-Nal 435 será especial para Diego Churín. Apesar de estar no Grêmio desde o final de 2020, o centroavante atuará pela primeira vez no clássico. São quase 500 dias de Tricolor e dois duelos contra o Inter como suplente, sem ingressar em campo.
A escolha por Churín é pela manutenção de um centroavante no esquema do time de Roger Machado. Ele se assemelha em características ao titular Diego Souza, vetado por desconforto na coxa esquerda.
Contratado em 26 de outubro, o argentino soma 14 meses. São exatamente 488 dias como atleta gremista. No período, a identificação do jogador com o clube é elogiada. Ele é bem quisto internamente, apesar de jamais ter dado a resposta projetada na sua contratação junto ao Cerro Porteño-PAR.
Do final de 2020 até o momento, Churín enfrentou problemas de lesão e ficou ausente por muitos meses dos relacionados. O centroavante ficou como suplente em dois clássicos: na vitória na final do estadual de 2021, por 2 a 1, no Beira-Rio, assim como na derrota no Brasileirão de 2020, pelo mesmo placar, também na casa colorada.
Em números gerais, o estrangeiro soma quatro gols pelo clube e três assistências. São 42 aparições, sendo quatro na atual temporada, quando ele não balançou as redes. No somatório, são 1381 minutos em campo pelo Tricolor com apenas 11 escalações como titular.