Com apenas quatro zagueiros no grupo para a temporada de 2022, o Grêmio ainda busca reforços para o setor. Em meio à reformulação promovida por conta do rebaixamento, a mudança no grupo de jogadores foi mais profunda no sistema defensivo. Kannemann só terá condições de ser utilizado a partir de abril, em virtude da cirurgia realizada no quadril em dezembro.
Paulo Miranda segue com contrato até o final de 2022, mas negocia saída e não faz parte dos planos da comissão técnica. Ruan, apresentado no Sassuolo, também não é mais opção. Restaram apenas Geromel, Bruno Alves e Rodrigues, que recebeu sondagens e também pode acabar negociado. O vice de futebol Denis Abrahão projetou o perfil buscado pela direção para compor o setor, mas admitiu dificuldade para encontrar o defensor:
— Será um jogador que venha para compor o grupo. Jogador forte, vigoroso, rápido, bom na bola aérea e veloz. O mercado oferece poucas opções.
Apesar da intenção de aumentar o número de opções no grupo, a direção encontra dificuldades até o momento de viabilizar novas alternativas para Vagner Mancini. Cacá, do Tokushima Vortis-JAP, é o nome desejado. Nos primeiros contatos feitos, a direção do clube japonês informou que não pretende liberar o zagueiro de 22 anos por empréstimo. Só a saída em definitivo, ao preço de R$ 28 milhões.
Uma das soluções encontradas pela direção é o aproveitamento dos jovens nas categorias de base. A seguir, GZH apresenta as alternativas:
Alison Calegari
21 anos
Contrato até 31/12/2022
2021
3 jogos no Brasileirão de Aspirantes
Gaúcho de Taquara, chegou para iniciar carreira no futebol nas categorias de base do Grêmio em 2015. Após alguns anos alternando entre os times titular e reserva, se firmou como um dos zagueiros da Copa São Paulo de 2020. Formou a dupla titular na campanha do vice-campeonato, com um gol marcado na competição.
No retorno após a parada do calendário causada pela pandemia, seguiu como titular do time sub-20. Marcou um gol na campanha da equipe do Brasileirão Sub-20 e ano passado foi promovido ao grupo de transição. É apontado como um zagueiro de imposição física, boa técnica e que tem qualidade na saída de bola. Pode jogar pelos dois lado da defesa. Esteve emprestado ao Esportivo para disputar o Gauchão de 2020, mas não chegou a entrar em campo pelo time da Serra.
Emanuel (Emanuel Leone Moura)
22 anos
Contrato até 31/12/2022
2021
9 jogos pelo Brasileirão de Aspirantes
2 jogos no Gauchão
1 Jogo na Copa Sul-Americana
Conhecido como Manu, é um dos jogadores do setor com maior expectativa de aproveitamento no grupo principal. Mesmo que seja destro, prefere atuar pelo lado esquerdo da defesa. É apontado como um atleta que atingiu um bom grau de maturidade nos últimos meses.
De perfil mais técnico do que físico, é um zagueiro com boa leitura de jogo. Com 1m86cm, é elogiado pela capacidade nos combates na bola aérea. Ganha mais nas antecipações do que na necessidade de embate direto. Fez sua estreia no time principal em 2017, na derrota por 4 a 3 para o Atlético-MG, na última rodada do Brasileirão.
Ericson (Ericson Da Silva)
22 anos
Contrato até 31/03/2022
2021
16 jogos no Brasileirão de Aspirantes
É um zagueiro com características parecidas com as de Ruan, vendido ao Sassuolo. Jogador de muita velocidade, imposição física e força. Não é tão alto, mas compensa com explosão e antecipação nos lances de bola aérea. Foi capitão do time de transição na campanha do título do Brasileirão de Aspirantes no ano passado.
Além de jogar como zagueiro, também pode ser utilizado na lateral-direita. Voltou de lesão no joelho durante a pandemia e acabou perdendo tempo de disputar mais jogos pelo clube. Apesar da sequência positiva no ano passado, está em observação. Renovou seu contrato por apenas mais três meses para ser utilizado com o grupo de transição no Gauchão. Começou no interior paulista, passou pela Ponte Preta e chegou ao Grêmio em 2015.
Heitor (Heitor Marinho Dos Santos)
21 anos
Contrato até 31/12/2023
2021
12 jogos pelo Brasileirão de Aspirantes
1 Jogo na Copa Sul-Americana
3 jogos no Gauchão
Natural de São Paulo, começou no futebol em um projeto de Curitiba chamado PSTC. Foi adquirido em definitivo pelo Grêmio em 2020, após ter destaque na campanha do clube na Copinha 2020. Foi titular na competição, com um gol marcado. O bom rendimento o garantiu uma promoção ao grupo de transição em 2021.
Fez sua estreia no time principal no Gauchão, ainda sob o comando de Renato Portaluppi. Participou de três partidas do Estadual e de um jogo na Copa Sul-Americana. É um zagueiro elogiado pela velocidade e vigor na marcação. Um dos seus pontos fortes é a bola aérea defensiva e ofensiva. Marcou seis gols nas últimas duas temporadas.
Gustavo Marins (Gustavo Henrique Marins Silva)
19 anos
Contrato até 31/12/2022
2022
2 jogos pela Copinha
2021
13 jogos pelo Brasileirão Sub-20 (2 gols)
2 jogos pelo Gauchão Sub-20
É o único zagueiro que pode ser chamado por Vagner Mancini que é canhoto. Tem 1m84cm, mas não se destaca tanto pela parte física do seu jogo. É um defensor com velocidade suficiente para enfrentar os confrontos defensivos, mesmo que dependa mais de posicionamento para ter vantagem nos confrontos.
Tem a parte técnica muito elogiada. Até pela capacidade de construir com a bola nos pés desde a saída, pode jogar também como volante. Chegou ao clube em 2016 e esteve emprestado ao São Luiz de Ijuí para a disputa do Gauchão. Passou três meses no clube do Interior e ficou como opção no banco de reservas em seis partidas, mas não foi utilizado. É natural de Goiânia.
Gustavo Martins (Gustavo Martins De Souza Santos)
19 anos
Contrato até 31/12/2025
2022
2 jogos pela Copinha (1 gol)
2021
16 jogos pelo Brasileirão Sub-20 (3 gols)
3 jogos pelo Gauchão Sub-20
1 jogo na Copa do Brasil (Caxias)
1 jogo no Gauchão (Caxias)
É uma das principais apostas para o futuro do clube. Zagueiro de biotipo considerado ideal para a função (1m91cm). Sabe usar bem a vantagem física contra os marcadores e tem imposição elogiada nos confrontos. Além de ter velocidade para antecipar os atacantes adversários, se posiciona bem na linha defensiva. Sabe sair jogando, já foi utilizado como volante, e tem bola aérea como um de seus pontos fortes.
Está no Grêmio desde seus 15 anos e ganhou oportunidades em todas as equipes das categorias de base. Foi emprestado ao Caxias em 2021 e teve a experiência de atuar no nível profissional. Teve seus jogos da Copinha observados pela comissão técnica de Vagner Mancini.