O Grêmio finalizará a sua pré-temporada diretamente com a partida contra o São José, pela terceira rodada do Gauchão, no dia 2 de fevereiro, na Arena. A partida oficial será a primeira do time principal, comandado por Vagner Mancini, em virtude da ausência de adversário de “alto nível” para um teste para os jogadores.
A direção buscou equipes que pudessem realmente testar o nível da preparação. Na última semana, os dirigentes, com anuência da comissão técnica, tentaram encontrar um concorrente para enfrentar nas dependências gremistas, em Porto Alegre, para analisar o desempenho.
A tentativa mais aproximada foi com o Athletico-PR. Porém, o atual campeão da Copa Sul-Americana se reapresentou com o time principal somente no dia 17 de janeiro, enquanto a categoria de aspirantes está envolvida com o começo do estadual. Sem possibilidade de datas, outras alternativas foram sondadas.
O Criciúma, que foi promovido à Série B do Brasileirão, chegou a ser especulado, mas a situação não avançou, já que o campeão da Copa do Brasil de 1992 treina no aguardo da estreia na temporada, prevista somente para a segunda quinzena de fevereiro, já que está na segunda divisão do catarinense. Possíveis adversários uruguaios e argentinos foram analisados, mas não fecharam pela operação de trazer estrangeiros até Porto Alegre.
Duelos preparatórios diante de times mais “fracos”, como divisões inferiores do Gauchão, ou até mesmo o Sindicato dos Atletas profissionais do Rio Grande do Sul, foram descartados. A alegação no ambiente gremista é que o “nível” da preparação não seria adequado para os desafios da temporada 2022.
A data que estava reservada para o teste final antes da estreia oficial era 27 de janeiro, na próxima quinta-feira. Logo, assim como já foi no último sábado (22), quando um trabalho coletivo foi orientado, os jogadores do Tricolor devem ser analisados em simulações de titulares contra reservas. Com isso, a primeira atuação pública dos comandados de Mancini será apenas no confronto com o São José, que está na Série C do Brasileirão, em 10 dias.