O Grêmio está na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com autoridade, o Tricolor venceu o Santa Cruz por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira (12), no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, com gols de Kevin e Kauan Kelvin.
Com o resultado, a equipe gaúcha enfrentará o Novorizontino, que venceu o Castanhal por 2 a 1 no fim da manhã, na próxima etapa do torneio. A Federação Paulista de Futebol ainda não divulgou a data, o horário e nem o local do jogo, mas a partida deve ocorrer na sexta-feira ou no sábado, conforme o calendário oficial da competição.
Dentro de campo, o técnico Luís Eduardo escalou o mesmo time que venceu os jogos nas duas primeiras rodadas. E o Grêmio começou em cima. Antes mesmo de o relógio marcar um minuto, o Tricolor chegou com perigo. Cuiabano fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Rubens dominou e bateu para fora. No lance seguinte, de novo Rubens recebeu e acertou o travessão. No rebote, Gabriel Silva chutou para boa defesa de Thiago. Era o Tricolor pressionando.
No caso gremista, valeu a máxima do "tanto bate até que fura". Depois de mais algumas tentativas que esbarram na defesa do Santa Cruz, Cuiabano roubou a bola e tocou para Kauan Kelvin, que encontrou o centroavante Kevin na área aos 9 minutos. Ele dominou, girou e chutou para abrir o placar: 1 a 0 Grêmio.
A resposta do Santa Cruz veio aos 13, quando Eddy recebeu cruzamento, ganhou no corpo da zaga e, mesmo sem ângulo, mandou a bola na trave do goleiro Thiago Beltrame. Para piorar a vida do time pernambucano, o camisa 10 Marcelinho sentiu e precisou ser substituído por Felipinho, aos 27 minutos. E foi o garoto que entrou no jogo que assustou em chute de fora da área, mas a bola subiu demais.
Apesar da tentativa de reação do Santa Cruz, era o Grêmio que dominava as ações do jogo. Aos 35, Kaká quase ampliou de cabeça, mas mandou para fora. No fim da primeira etapa, Kevin ainda teve grande chance para marcar o segundo. Aos 42, Gabriel Silva cruzou com perfeição para o centroavante colombiano, que cabeceou para fora, muito perto do gol. O Tricolor ainda criou mais chances com Kaká, Gabriel Silva e Kevin, mas o primeiro tempo terminou mesmo 1 a 0.
— Eu não tinha conseguido fazer o gol até agora. A gente fez o mais difícil, que era abrir o placar. Agora é ter calma e tentar melhorar no segundo tempo — disse Kevin, autor do gol tricolor, na saída para o intervalo.
Logo no início na etapa final, o Grêmio quase conseguiu o segundo gol. E um golaço. Rubens recebeu bom passe de Kevin, driblou o zagueiro e o goleiro do Santa Cruz, mas chutou na trave. Porém, não demorou para o Tricolor ampliar o placar. Aos 5 minutos, Kaká lançou Rubens na direita e o extrema fez belo cruzamento na cabeça de Kauan Kelvin, que só empurrou para fazer 2 a 0 em Jaú.
Mesmo com a vantagem no placar, o time gaúcho seguia no ataque. Aos 15, foi Gabriel Silva quem arriscou o chute e parou em boa defesa do goleiro Thiago. Com a vitória encaminhada, Luís Eduardo fez a primeira troca aos 19: sacou Kauan Kelvin e mandou a campo Hiago.
Logo depois, aos 33, mais três mudanças no Grêmio: entraram Lustosa, Arthur Viana e Zinho, e saíram Gabriel Silva, Kevin e Rubens. O time gaúcho seguiu mantendo a posse de bola, mas sem pressionar no ataque.
Com a vitória e a classificação encaminhadas, ainda foram a campo Ary Garcia e Velasco nas vagas de Lucas Kawan e Kaká, aos 41. Era o Tricolor se preservando, já que terá pouco tempo de descanso até enfrentar o Novorizontino na terceira fase da Copinha.
Escalação: Thiago Beltrame; Lucas Kawan (Ary Garcia), Gustavo Martins, Gustavo Marins e Cuiabano; Pedro Cuiabá; Rubens (Zinho), Gabriel Silva (Lustosa) e Kaká (Velasco); Kauan Kelvin (Hiago) e Kevin (Arthur Viana).