O garoto Elias empolgou a comissão técnica e a direção pela boa atuação na estreia do Grêmio no Gauchão, nesta quarta (26). Fixado como centroavante, o jovem de 20 anos marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Caxias e está cotado para ser o reserva imediato de Diego Souza na temporada 2022.
Paulista de Campinas, Elias se destacou nas divisões de base atuando como ponta-esquerda. Nesta posição, inclusive, o atleta foi aproveitado pelo técnico Vagner Mancini em alguns jogos na reta final do Brasileirão 2021. Contudo, na avaliação do treinador, o atacante apresentou dificuldades na marcação e na recomposição.
Em paralelo, Elias foi utilizado no Brasileirão de Aspirantes do ano passado como centroavante e se tornou artilheiro da competição, além de destaque na conquista do título. Entre time de transição e equipe principal, o garoto marcou 15 gols em 24 jogos em 2021. Considerando os minutos jogados, o atleta tem uma média superior a um gol marcado a cada 90 minutos.
Contra o Caxias, chamou atenção do departamento de futebol e de Mancini sobretudo o posicionamento de Elias no primeiro gol gremista. No lance, após Rildo avançar pela linha de fundo no lado esquerdo, o centroavante demonstrou inteligência ao fugir da marcação e se posicionar nas costas dos zagueiros adversários, recebendo o passe sozinho na pequena área e ficando livre para marcar o gol.
Por essas razões, Mancini decidiu que irá aproveitá-lo como camisa 9. A tendência é de que o jovem seja o reserva imediato de Diego Souza, que, aos 36 anos, não deve atuar em todas as partidas da temporada. Além disso, o treinador tem o argentino Diego Churín como opção para a função.