O Grêmio até que tentou permanecer na Série A do Brasileirão, venceu o Atlético-MG, mas viu o Juventude ganhar do Corinthians, o que decretou o terceiro rebaixamento dos 118 anos de história gremista. Os resultados fizeram com que o Tricolor ficasse na 17ª colocação, com 43 pontos, três a menos que o time de Caixas do Sul, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Com 14 partidas à frente da equipe nesta sua segunda passagem, o técnico Vagner Mancini não conseguiu salvar o time da Série B. Apesar disso, o treinador afirmou que quer permanecer no comando do clube para a próxima temporada.
— É óbvio que eu fico, eu quero ficar, quero fazer parte, não sou um cara de desistir. Faço parte de uma geração vencedora de Libertadores e por isso aceitei o desafio. A conta era de 50% que achei que era o suficiente, chegamos próximos, mas não foi suficiente. Não vamos aqui enumerar todos os erros porque são vários, mas acho que o importante é que estamos de pé. Por mais difícil que seja, a noite vai ser dura, mas o Grêmio tem que estar de pé, pelo tamanho que tem. Sabia que poderia dar certo ou não, mas não vou jogar a toalha — explicou Mancini.
Caso fique para a próxima temporada, o técnico já desenhou o perfil de atleta que gostaria de ter no seu grupo de jogadores para a disputa da Segunda Divisão.
— Eu vejo a montagem de elenco tem que ser de uma forma muito equilibrada, jogadores jovens com mais experientes, mais acostumados a divisão. Atletas de meia idade, que formem o grosso, que estejam acostumados as viagens longas, dentro da tua estrutura vai pesar. Você passa por um processo diferente, tem uma série de coisas que interferem na montagem do elenco, mas também do planejamento anual — continuou.
Mancini foi o terceiro técnico do Grêmio na disputa da Série A em 2021. Antes de ele chegar, Tiago Nunes e Luiz Felipe Scolari estiveram à frente do Tricolor na competição. O atual treinador preferiu não apontar culpados no rebaixamento gremista.
— Neste caso aqui, acho que o clube já pagou o pato de ser rebaixado. Medidas têm de ser tomadas, não é normal passar no Z-4 em 37 rodadas. Todo mundo tem sua parcela de responsabilidade, mas é importante falar que todo mundo espera que tenha um culpado, mas talvez tenham vários, a gente tem que olhar para o todo, sentar, conversar, se comunicar para ver como o Grêmio tem que vir para 2022.
Os jogadores entram de férias nesta sexta-feira e se reapresentam no dia 10 de janeiro para o começo da temporada de 2022.