O Juventude perdeu para o São Paulo, na noite desta segunda-feira (6), e adiou para a última rodada, na quinta (9), a definição sobre o possível rebaixamento do Grêmio à Série B. O resultado deixou o time de Caxias do Sul em 17º na tabela, com 43 pontos, dentro da zona de rebaixamento. Os gols da partida foram marcados por Luciano, duas vezes, e Calleri, para os paulistas, e Sorriso descontou para os gaúchos.
Com o revés no Morumbi, a definição da permanência do Juventude na Primeira Divisão também ficou para o último jogo do campeonato, no Estádio Alfredo Jaconi, quando receberá o Corinthians. Michel Macedo e Rafael Bilu, que pertencem ao Timão, e William Matheus, suspenso, estarão de fora da decisão. O centroavante Ricardo Bueno, que deixou sentiu uma lesão muscular, é dúvida.
Na matemática da luta contra o Z-4, o Juventude tem a mesma pontuação do Bahia, mas uma vitória a menos no campeonato. Por isso, precisa vencer o Corinthians e torcer para que o time baiano não ganhe do Fortaleza na última rodada. Ou ainda secar o Cuiabá, que teria de perder para o Santos, na Vila Belmiro.
Já o Grêmio precisa que Juventude e Bahia sejam derrotados, além, claro, de vencer o Atlético-MG na Arena. Caso esses três resultados aconteçam, o Tricolor chegaria aos mesmos 43 pontos dos rivais, mas ficaria à frente pelo número de vitórias.