O técnico Vagner Mancini tem uma dúvida para escalar o Grêmio para a partida contra o Corinthians, no domingo, na Arena Itaquera. O confronto contra o time paulista pode selar o rebaixamento do Tricolor para a Série B do Brasileirão e o treinador não poderá contar com Douglas Costa, que tomou o terceiro cartão amarelo no momento que seria substituído no duelo contra o São Paulo na última quinta-feira (2).
Sem seu camisa 10, Mancini terá que escolher um jogador para entrar no meio de campo da equipe gremista. Após a vitória contra o Tricolor paulista, o técnico disse que Jhonata Robert deve entrar no time, mas não descartou outras possibilidades, como seria o caso de Alisson, que já atuou por aquele setor em um passado recente.
— Eu poderia até esconder, falar que não sei, mas é óbvio que há uma grande chance do Jhonata Robert entrar, até porque ele mesmo vinha jogando. A tendência natural é de que ele (Jhonata Robert) entre, mas vamos dar uma boa estudada no Corinthians para tomar a melhor decisão — ressaltou.
Jhonata voltou ao Grêmio em maio deste ano após um período emprestado para o Famalicão, de Portugal. O camisa 25 tem 17 jogos com o elenco profissional na temporada, com três gols marcados (Santa Cruz-RS, Bragantino e São Paulo). Antes de Douglas Costa voltar de lesão, ele havia assumido a titularidade da equipe já sob comando de Vagner Mancini. Ganhou sequência contra a Chapecoense, mas foi expulso contra o Flamengo, desfalcando a equipe contra o Bahia, em Salvador.
Segundo Sérgio Xavier Filho, comentarista dos canais Globo, Jhonata garante mais intensidade para o time gremista, aproveitando os pontos fracos do Corinthians.
— As partidas anteriores já deram algumas pistas do que tem funcionado e o que não tem funcionado. A impressão que dá é que o Jhonata conseguiria dar muito mais intensidade que o Alisson, que é um jogador mais tático, que fecha espaços. Acho que é um jogo talhado para a agressividade e nesse aspecto o Jhonata Robert é mais interessante. Ainda mais depois do gol que ele fez contra o São Paulo, aproveitando-se do momento especial dele.
O concorrente de Jhonata Robert pela vaga é um velho conhecido da torcida tricolor. Com quatro gols e três assistências no ano, Alisson foi um dos jogadores que mais entrou em campo na temporada com a camisa gremista (41 vezes), mas recentemente tem perdido espaço na equipe titular.
Ele até começou a partida contra o Bahia (quando Douglas Costa não tinha condições de 90 minutos e Jhonata estava suspenso), mas saiu no intervalo. A opção pelo ex-jogador do Cruzeiro pode ser utilizada caso Mancini queira um jogador que recomponha mais pelos lados do campo ou caso queira agregar mais experiência à equipe, como explica Marcelo Mabília, meio-campista revelado no Grêmio e campeão da Copa do Brasil de 1999 com o Juventude.
— Eu acho que o atleta que mais se assemelha com o Douglas é o Jhonata Robert. Ele é mais agressivo no último quarto do campo, tem o 1 contra 1 muito bom, facilidade de driblar e botar a bola na área. Ele só não tem a experiência que o Alisson tem, que teoricamente é um atleta mais tático, que faz um quarto homem pelo lado, mas hoje não tem o prestígio com a torcida — explica Mabília.
O certo é que a escalação do Grêmio com Jhonata Robert ou Alisson só será confirmada às 15h do próximo domingo, quando o clube divulgar os 11 titulares nas redes sociais. Até lá, permanecerá o mistério. O Tricolor é 18º colocado, com 39 pontos, a três pontos do Athletico-PR, primeiro time fora da zona de rebaixamento.