A principal mudança no Grêmio para a disputa da Série B será no grupo de jogadores. A partir da manutenção do vice de futebol, Dênis Abrahão, e do técnico Vagner Mancini, o Tricolor dará início nesta segunda-feira (13) às negociações para contratação de reforços. Pelo menos seis nomes serão buscados para o time titular.
As prioridades serão a zaga e o ataque. Na defesa, a principal necessidade é encontrar um substituto para o argentino Kannemann, que vai parar por quatro ou cinco meses em virtude de uma cirurgia no quadril. Já o setor ofensivo também precisará de reposição, uma vez que Douglas Costa deve ser negociado com o futebol do mundo árabe, e Borja têm o futuro indefinido.
A direção buscará também um novo lateral-direito, já que Vanderson está de saída para o Brentford-ING. Além disso, a tendência é de que Rafinha não tenha o seu contrato renovado. Os demais reforços devem ser buscados para o meio-campo e setores que possam ficar enfraquecidos a partir de saída de atletas.
Apesar da queda para a Série B, alguns titulares de 2021 permanecem com prestígio junto à comissão técnica e são candidatos a iniciar o ano com vaga na equipe. São os casos dos goleiros Gabriel Chapecó e Brenno, dos volantes Thiago Santos e Lucas Silva, dos meias Campaz e Jhonata Robert e do atacantes Ferreira.
Além disso, o atacante Diego Souza deve ter o seu contrato renovado. A boa performance do jogador na reta final do Brasileirão agradou à direção, que deve marcar uma reunião com o seu agente nos próximos dias.
No gol, existe a possibilidade de um dos dois garotos ser negociado com o futebol do exterior. Brenno, por exemplo, é valorizado no exterior em virtude da medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta hipótese, um goleiro mais experiente seria buscado para disputar posição com Gabriel Chapecó.
Já Ferreira é observado por clubes do leste europeu, mas a idade elevada - o atleta completa 24 anos no dia 31 de dezembro - torna mais difícil que chegue uma proposta muito alta.
As primeiras negociações para montagem do novo grupo serão iniciadas a partir desta segunda (13) à tarde, quando ocorrerá a primeira reunião do departamento de futebol com foco na próxima temporada.