O Grêmio segue vivo no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (2), o reencontro com a torcida na Arena foi em grande estilo. O Tricolor fez sua melhor atuação no Brasileirão, dominou completamente o São Paulo e aplicou uma goleada de 3 a 0. Os gols vieram com protagonistas inesperados: o volante Thiago Santos, o lateral Diogo Barbosa e o meia-atacante Jhonata Robert, que marcou o famoso gol que Pelé não fez chutando quase do meio-campo para superar Tiago Volpi por cobertura.
Inesperada por muitos também é uma reação depois de os matemáticos terem apontado 98,2% de risco de rebaixamento para o clube gaúcho. Pois o Grêmio voltará a desafiar a matemática no próximo domingo (5), às 16h, quando vai enfrentar o Corinthians, em Itaquera.
Nesta sexta-feira (3), o dia para os gremistas será de secação contra Juventude (que joga diante do Fortaleza) e Atlético-GO (encara a Chapecoense), ambos jogando fora de casa. Athletico-PR e Cuiabá farão em Curitiba um confronto direto entre dois times que estão ao alcance do Tricolor. Mas, independentemente dos resultados paralelos, a goleada sobre o São Paulo garante ao Grêmio jogar contra o Corinthians sabendo que uma nova vitória o levará para a última rodada, quando vai receber o Atlético-MG, ainda vivo na briga por permanência na Série A.
A única nota ruim foi o cartão amarelo infantil recebido por Douglas Costa, que estava pendurado e será desfalque contra o Timão. Nas redes sociais, o jogador reagiu de forma ainda pior às críticas recebidas.
— Vão tomar no c... de todos vocês que tão achando que eu tomei o terceiro cartão amarelo porque eu forcei. O juiz no final da conversa me autorizou a sair por ali. Quando eu virei as costas, o próprio me deu o cartão. Para finalizar, eu sou muito mais gremista que esse pessoal que vive de vamos lá — escreveu em seu Twitter.
A noite, porém, teve muito mais pontos positivos que negativos para os gremistas. Eles começaram ainda antes de a bola rolar na Arena com a derrota do Bahia para o Atlético-MG, na Fonte Nova. Um dos destaques da goleada sobre o São Paulo, o volante Lucas Silva citou esse resultado paralelo com um fator que ajudou a motivar o Grêmio.
— Estamos em um momento delicado. Sabemos muito bem disso. Está mais delicado ainda, mas acreditamos até o final. Vamos fazer o máximo possível para honrar essa camisa até o final do campeonato. Faltam dois jogos decisivos. Temos em mente fazer a nossa parte. Entramos nesta rodada sabendo que os resultados dos adversários ajudaram, isso deixou mais motivado. Agradecer a torcida que vem incentivando. Se o nosso torcedor acredita, a gente acredita ainda mais. Vamos firmes e fortes até o final — declarou na saída do gramado.
Em sua análise sobe o jogo, o técnico Vagner Mancini afirmou que o Grêmio aliou equilíbrio mental com organização e reforçou sua confiança em tirar o clube da zona de rebaixamento.
— A equipe esteve bem mais equilibrada em campo, mais organizada. É claro que o aspecto emocional acaba influenciando. O fato de ter saído na frente, ter começado bem o jogo, tudo isso contribuiu para termos um desempenho melhor. Em nenhum momento quem vive o ambiente do Grêmio duvidou da capacidade desse grupo. Temos olhado para todos os problemas para poder ter esse nível de jogo, de participação coletiva. O Grêmio sobrou em vários aspectos — avaliou.
Ex-treinador do Corinthians, Mancini minimizou a mobilização que os torcedores alvinegros têm feito para tentar fazer uma pressão para rebaixar o Grêmio.
— A gente enxerga um jogo de futebol, onde aquele que for melhor nos 90 minutos terá maior chance de vencer. Vamos enfrentar o Corinthians no seu estádio, mas a torcida não vai jogar. Enfrentamos o Atlético-MG no Mineirão e a nossa equipe se comportou bem. A nossa esperança está construída dentro dessa boa atuação (contra o São Paulo) e será um jogo importante para a história do clube. Não há nada mais motivador que isso — projetou.
Responsável por comandar o departamento de futebol do Grêmio, Dênis Abrahão saiu em defesa de Douglas Costa. Ele referendou a versão do jogador.
— Se o Douglas Costa tivesse algum problema, não teria se rebelado contra as críticas. Se não quisesse, não teria se recuperado em tempo recorde da lesão. O Douglas está indignado porque conversou com o árbitro, que concordou que ele saísse por onde saiu. Depois, sei lá o motivo, esse mesmo árbitro (Sávio Pereira Sampaio) que puniu um jogador do Grêmio (Rafinha) — disse se referindo ao jogo contra o Palmeiras.
Sem Douglas Costa, Mancini adiantou que Jhonata Robert deve entrar na equipe. Cortez voltará a ficar à disposição após ter cumprido suspensão, mas a boa atuação de contra o São Paulo credencia Diogo Barbosa a seguir como titular.