O rebaixamento fica marcado na história de um clube e também dos jogadores que fizeram parte da campanha do descenso. Isso não quer dizer, no entanto, que o atleta não pode se recuperar na carreira. Nas quedas do Grêmio para a Série B em 1991 e 2004, alguns nomes conhecidos fizeram parte do elenco que foi para a Segunda Divisão.
Teve jogador rebaixado com a camisa gremista que se recuperou com títulos no próprio clube, como o volante João Antônio. Ou aquele que saiu para ganhar pelo rival, como o ponta-direita Maurício. Houve também os que disputaram Copa do Mundo pelas suas seleções, como Baloy e Felipe Melo. E ainda os que construíram carreira na Europa, como Anderson.
Confira 10 jogadores que se reergueram na carreira após serem rebaixados com o Grêmio:
1991
João Antônio (volante)
Revelado nas categorias de base do próprio Grêmio, deixou o clube após a queda para a Segunda Divisão e teve passagens por Paraná, Athletico-PR e Bahia.
Retornou ao Tricolor em 1996 e foi titular na conquista da Copa do Brasil de 1997 (fez um gol na final, no 2 a 2 com o Flamengo, no Maracanã) pelo clube gaúcho, do qual é funcionário hoje em dia.
Donizete (volante)
Titular na campanha do rebaixamento gremista à Segunda Divisão, em 1991, Donizete deixou o clube naquele ano para jogar pelo Bragantino. Depois, ainda passou pelo São Paulo. Mas teve destaque mesmo com a camisa do Cruzeiro: conquistou os títulos da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil.
Maurício (ponta-direita)
Ex-jogador do Inter e com passagem vitoriosa pelo Botafogo, Maurício chegou ao Grêmio por empréstimo junto ao Celta de Vigo, da Espanha, em 1990. No ano seguinte, porém, não conseguiu ajudar a equipe a evitar a queda para a Série B.
Em 1992, retornou ao Inter e foi campeão do Gauchão e da Copa do Brasil pelo time colorado.
Darci (meio-campista)
Prata da casa, o meia Darci era reserva do Grêmio em 1991, quando a equipe gaúcha foi rebaixada pelo primeira vez para a Segunda Divisão. Após a queda, ele deixou o clube e teve passagens por Santos, Atlético-MG e Fluminense. Mas o momento de maior destaque foi no Palmeiras, em 1998, quando fez parte do grupo campeão da Copa do Brasil e da Copa Mercosul sob o comando de Felipão.
Nilson (atacante)
Outro ex-jogador do Inter e campeão da Supercopa do Brasil pelo Grêmio em 1990, Nilson fez parte da campanha do rebaixamento tricolor para a Série B em 1991.
Porém, depois ainda jogou em diversos clubes, inclusive na Europa, sendo conhecido como "cigano do futebol" devido às mudanças constantes de equipe.
Jamir (volante)
Recém havia subido das categorias e era reserva na campanha do rebaixamento gremista em 1991. Ainda que tenha sido emprestado ao Botafogo-SP no ano seguinte, retornou ao Grêmio e foi campeão gaúcho em 1993 e da Copa do Brasil em 1994. Depois, teve passagens por Botafogo e Flamengo, no Rio, além de Benfica e Alverca, em Portugal.
2004
Baloy (zagueiro)
O zagueiro panamenho viveu dois anos complicados no Grêmio. Em 2003, estava no time que evitou a queda, mas em 2004 não conseguiu ajudar a salvar o Tricolor do rebaixamento à Série B. Depois, teve uma passagem pelo Athletico-PR, mas fez carreira mesmo no México. Disputou a Copa do Mundo de 2018 e entrou para história como o primeiro jogador do Panamá a marcar um gol na competição, na derrota por 6 a 1 para a Inglaterra.
Felipe Melo (volante)
Ele ainda não era famoso, estava em início de carreira, com 21 anos, e não conseguiu ajudar o Grêmio a se salvar do rebaixamento. Mas após deixar o Tricolor construiu uma carreira sólida na Europa. Jogou na Espanha, na Itália e na Turquia, em clubes grandes como Juventus, Inter de Milão e Galatasaray.
Foi campeão da Copa das Confederações, em 2009, e disputou a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção Brasileira. Retornou ao Brasil em 2017 e conquistou diversos títulos pelo Palmeiras, com destaque para duas Libertadores.
Anderson (meio-campista)
Tinha apenas 16 anos quando surgiu nos profissionais do Grêmio, em 2004. Anderson era reserva da equipe e não conseguiu ajudar a evitar a queda do Tricolor. Foi um dos poucos que permaneceu no clube para a disputa da Série B em 2005, quando ficou marcado na história gremista pelo gol da vitória na famosa Batalha dos Aflitos. Depois, foi para o Porto e, em seguida, para o Manchester United, onde atuou ao lado de Cristiano Ronaldo e conquistou diversos títulos, entre eles a Liga dos Campeões da temporada 2007/2008. Anos mais tarde, vestiu a camisa do Inter, sem sucesso.
Cláudio Pitbull (atacante)
Mais um atleta jovem, revelado pelo Grêmio, que acabou rebaixado em 2004. Apesar da péssima campanha gremista naquele ano, Cláudio Pitbull foi um dos destaques do time. Após deixar o Tricolor, jogou por diversos clubes em Portugal, como Porto, Académica de Coimbra, Vitória de Setúbal, Marítimo e Gil Vicente. Também atuou por Santos, Fluminense e Bahia no Brasil.