A temporada do futebol brasileiro acabou há 14 dias, e os clubes brasileiros já começaram a se movimentar para a formação do elenco que irá disputar as competições em 2022 — devido à má campanha no Brasileirão, o Grêmio terá de disputar a Série B no próximo ano. O Tricolor já iniciou algumas mudanças em seu plantel pensando nas competições.
A direção gremista ainda não anunciou nenhum reforço, mas já optou pela saída de alguns atletas para a temporada que se avizinha. Diego Souza, Cortez e Rafinha, por exemplo, não tiveram seus contratos renovados. Aos poucos, a fotografia do Tricolor para 2022 começa a ser montada e GZH mapeou o elenco gremista. Confira:
Goleiros
Apesar de ter cogitado contratar um goleiro mais experiente para brigar por posição com Gabriel Grando e Brenno, o Tricolor irá começar a temporada com os dois arqueiros formados na base e ainda Adriel, que também veio do CT Hélio Dourado. A briga pela titularidade fica entre os dois primeiros.
Laterais-direitos
Sem Vanderson, que teve venda encaminhada para o Monaco-FRA, e Rafinha, que não renovou seu contrato e acertou com o São Paulo, o time de Vagner Mancini teve de ir ao mercado para encontrar um novo jogador para a posição. Orejuela, que já passou pelo Grêmio em 2020, será emprestado pelo Tricolor paulista e deve ser o titular da posição. Felipe Albuquerque, que retornou de empréstimo, será o reserva da posição.
Zagueiros
Esta deve ser a posição mais carente no elenco gremista. Sem Kannemann, que se recupera de uma cirurgia, o Grêmio começa a temporada com apenas Geromel e Rodrigues para a função. Por isso, o Tricolor teve de ir ao mercado e deve anunciar Bruno Alves, do São Paulo, nos próximos dias. Manoel, do Fluminense, também foi especulado.
Laterais-esquerdos
O clube resolveu não renovar com Cortez e tem no elenco Diogo Barbosa, que deve começar o ano como titular, e Guilherme Guedes, que acabou 2021 sem muitas oportunidades. Ainda assim, o Tricolor deve contratar mais um jogador, que deve ser Nicolas, do Athletico-PR.
Meio-campistas
No setor, os jogadores se dividem em dois setores. Como volantes, o Grêmio permanece com uma grande quantidade de atletas. Thiago Santos, Lucas Silva e Villasanti devem brigar por duas vagas no time titular — os dois primeiros acabaram o ano de 2021 como titulares. Como volantes, o elenco ainda tem Darlan, Fernando Henrique, Victor Bobsin e Sarará.
Mais adiantado, Campaz deve seguir atuando como o organizador do time. Até agora, Mancini ainda tem as opções de Jean Pyerre, que deve ser negociado, e Pedro Lucas, formado na base, mas que não ganhou muitas oportunidades no time principal. Conforme a direção gremista, mais um jogador para a função deve ser contratado para a posição.
Atacantes
O final do ano teve as saídas de Diego Souza (que não teve o contrato renovado) e de Borja (que acertou com o Junior Barranquilla). Assim, o Grêmio começará 2022 com Elias Manoel e Diego Churín e deve ir ao mercado em busca de um fazedor de gols para a disputa da Série B na próxima temporada.
Nas pontas, Alisson não deve permanecer. Já Ferreira e Jhonata Robert podem seguir para o ano que vem. A grande dúvida do torcedor gremista é sobre a permanência de Douglas Costa. O fim da temporada de 2021 foi recheado de polêmicas, e o rebaixamento pode ser determinante para que ele procure outro clube — principalmente pelo menor dinheiro recebido pelo Tricolor para o ano de 2022.