Douglas Costa era para ser o grande reforço do Grêmio para a última rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira (9), contra o Atlético-MG. Suspenso da partida contra o Corinthians, o camisa 10 está à disposição do técnico Vagner Mancini para este último jogo.
Porém, o jogador tinha agendada a festa do seu casamento com a modelo Nathalia Felix para a terça-feira (7). O pedido para viajar ao Rio de Janeiro para a celebração, no hotel Copacabana Palace, foi rejeitado pelo clube. O atleta excluiu as fotos com a camisa do Grêmio no Instagram e tirou o nome da equipe do seu perfil.
Por conta disso, GZH perguntou a seus colunistas: o que esperar do Douglas Costa no jogo de quinta-feira, contra o Atlético-MG? Confira as repostas de Pedro Ernesto Denardin, Maurício Saraiva, Leonardo Oliveira, Diogo Olivier, Guerrinha e Alex Bagé:
"Espero que Douglas Costa faça a melhor partida da sua vida, que ajude, decisivamente, para o Grêmio chegar à vitória fundamental. Seu comportamento tem sido lamentável. Muito mais preocupado com festas do que com o Grêmio, mesmo ganhando uma fortuna impensável na comparação com todos nós brasileiros.
O cartão que o tirou do jogo contra o Corinthians não tem fundamento. Pareceu de propósito. E agora marcar uma festa no Rio de Janeiro, dois dias antes do jogo, é de uma insensibilidade jamais vista no futebol brasileiro. Não colocá-lo no jogo será punir o time, mas isso tem de ser muito bem avaliado em uma séria conversa com o jogador, que parece desinteressado na situação dramática do Grêmio."
"Espera-se de Douglas Costa um protagonismo que ele ainda não teve no Grêmio. E mesmo que faça o gol da vitória e o Grêmio escape da queda, o jogador ainda estará em dívida com o clube e sua torcida, especialmente por parecer pouco comprometido na hora mais grave do time no ano."
"O torcedor pode esperar um Douglas Costa disposto a mostrar no campo a desconexão que mostrou fora dele. Precisa dar uma resposta imediatamente e nada melhor do que ser com a bola. Agora, será uma surpresa se jogar. Não há clima com a direção nem com o grupo. Acredito que seu ciclo no clube se encerre nesta quinta-feira."
"Acho que o torcedor tem de esperar uma resposta dele. Independentemente do que acontecer, se ele estiver em campo, está em uma situação de precisar dar uma resposta, jogar como nunca, pelo menos lutar como nunca para ajudar a tirar o Grêmio desta situação. Se isso acontecer no jogo, entendo que o torcedor fará essa leitura de que ele está se esforçando. É o que se espera dele, porque foi contratado para isso, para no mínimo ter envolvimento. Do ponto de vista tático ou ele joga pela direita ou se o Campaz não tiver condições, traz ele para dentro e coloca o Jhonata Robert pelo lado."
"Caso o Douglas Costa jogue, e parece que vai jogar, e precisa jogar, o que se pode esperar dele é que se faça a diferença pela qualidade técnica que tem. É um jogador que pode, em um único lance, determinar a mudança de um resultado de jogo, de uma situação incômoda."
"Eu, sinceramente, não crio mais nenhuma expectativa sobre Douglas Costa. O que vier é lucro, até porque no caso dele até agora é só prejuízo. Tomara que faça bom jogo contra o Atlético-MG e compense todos os erros que cometeu até hoje."