O Grêmio busca reforços para quase todas as posições para a disputa da Série B. O maior volume de contratações será na defesa, em virtude da carência numérica no setor, mas uma das principais prioridades está no ataque. A direção pretende contratar um novo centroavante para o time titular, com Churín e Elias Manoel permanecendo como opções no grupo.
O Tricolor já anunciou que não irá renovar o contrato de Diego Souza. Além disso, o colombiano Borja não permanecerá no clube. Com a economia de salários dos dois atletas, a ideia é contratar um camisa 9 goleador.
Com contrato até dezembro de 2022, o argentino Diego Churín é considerado um reserva útil para a Série B. Nas pontas, contudo, o clube entende que está bem servido com Ferreira e Jhonata Robert.
O Grêmio pretende aproveitar ainda o garoto Elias Manoel como centroavante. Uma das principais promessas do clube, o garoto de 20 anos costumava atuar como ponta-esquerda na base. Porém, a tendência é de que o atleta dispute posição no comando do ataque.
Para o meio-campo, a direção busca um camisa 10 para repor a iminente saída de Jean Pyerre e está atenta à possibilidade de contratar um segundo volante para ser uma alternativa a Villasanti. Para a primeira função, porém, a direção está satisfeita com Thiago Santos e Lucas Silva.
Na defesa, há uma preocupação com a quantidade de atletas. Em virtude da saída de Rafinha e da venda já encaminhada de Vanderson para o futebol inglês, o Grêmio não tem hoje nenhum lateral-direito disponível. Na zaga, apenas Pedro Geromel e Rodrigues estariam hoje em condições de jogar. Já na lateral esquerda, os únicos aptos seriam Diogo Barbosa e Guilherme Guedes. Para o setor defensivo, a meta tricolor é contratar dois zagueiros, dois laterais-direitos e um lateral-esquerdo.