O Grêmio tem convivido com a dificuldade de fazer gols no Brasileirão de 2021. Em 30 jogos, a equipe gaúcha fez apenas 26, uma média de 0,8 gol por partida. No entanto, o Tricolor tem se utilizado com frequência da bola aérea para vencer os goleiros adversários. O time marcou sete vezes assim durante o campeonato. Ou seja, pouco mais de um quarto dos gols marcados foram de cabeça.
Esses números têm ainda mais significado se forem analisados com a quantidade de pontos que eles renderam para o clube, que ocupa a vice-lanterna da competição. Dos 29 pontos, 15 deles contaram com a ajuda dos gols em bolas aéreas, uma participação de 51,7%.
As cabeçadas que ajudaram o Grêmio a conquistar pontos começaram com o gol de Borja, contra o Bahia, na Arena. Após cruzamento de Rafinha, pela direita, o colombiano venceu o goleiro e abriu o placar para os gremistas. A partida acabaria 2 a 0 para o Tricolor.
Três rodadas depois, foi a vez de Diego Souza voltar a usar a cabeça para abrir o placar na Arena. O camisa 29 recebeu de Alisson e venceu o goleiro Richard, do Ceará, para fazer 1 a 0 para a equipe comandada por Felipão à época. Ferreira ainda ampliaria para o Grêmio.
O camisa 9 colombiano voltaria a marcar em uma bola aérea, mas dentro do Maracanã, contra o Flamengo. Ferreira cruzou da esquerda, Borja ganhou de Rodrigo Caio e venceu o goleiro Diego Alves, garantindo mais três pontos para o Tricolor.
O Grêmio voltou a marcar de cabeça na 22ª rodada, mas o gol de Thiago Santos, após cobrança de escanteio, não ajudou a equipe a vencer o Athletico-PR na Arena da Baixada. O time foi derrotado por 4 a 2.
Na estreia de Vagner Mancini, o Tricolor marcou duas vezes dessa forma. Primeiro, Douglas Costa aproveitou uma bola na área e empurrou para o fundo do gol. Depois, Rafinha lançou e Villasanti, de peixinho, tocou para fazer o terceiro contra o Juventude na Arena. A partida terminou 3 a 2 para o Grêmio.
Por último, para quebrar uma sequência de quatro jogos sem vitórias, Diego Souza marcou o único gol gremista no triunfo sobre o Fluminense. O centroavante aproveitou o cruzamento de Mateus Sarará e garantiu mais três pontos para a equipe gaúcha.
Os gols de cabeça do Grêmio no Brasileirão:
Grêmio 2x0 Bahia (três pontos)
- Gol de Borja (1x0)
Grêmio 2x0 Ceará (três pontos)
- Gol de Diego Souza (1x0)
Flamengo 0x1 Grêmio (três pontos)
- Gol de Borja (1x0)
Athletico-PR 4x2 Grêmio (zero ponto)
- Gol de Thiago Santos (3x1)
Grêmio 3x2 Juventude (três pontos)
- Gol de Douglas Costa (1x0)
- Gol de Villasanti (3x0)
Grêmio 1x0 Fluminense (três pontos)
- Gol de Diego Souza (1x0)