Em um confronto entre os dois times que se encontravam logo acima do Z-4 do Brasileirão, o Atlético-GO venceu o Bahia, por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (29), em Goiânia. Janderson, nos acréscimos do segundo tempo, marcou o gol da vitória. Marlon Freitas, de pênalti, e Rodallega também balançaram as redes.
Com o resultado da partida válida pela 35ª rodada, os goianos subiram para a 13ª colocação, agora com 44 pontos. Os baianos seguem em 16º, com 40 pontos. Desta forma, a distância do Grêmio para a primeira equipe fora da zona do rebaixamento se manteve em quatro pontos.
Em um primeiro tempo sem grandes oportunidades para ambos os lados, o Bahia até tentou pressionar a saída do Atlético-GO no início de jogo, mas a estratégia não surtiu efeito, mesmo desfecho dos donos da casa, que apostaram na velocidade, mas arremataram para fora ou pararam em Danilo Fernandes.
Na etapa final, os mandantes partiram para cima. O ímpeto ofensivo deu certo aos 11 minutos, quando Janderson aproveitou erro de Gustavo Henrique, invadiu a área e sofreu pênalti de Mugni. Aos 14, Marlon Freitas foi para a cobrança e não desperdiçou.
A resposta dos visitantes veio aos 25, com Rodallega, que substituiu Gilberto ainda no intervalo. O colombiano aproveitou sobra na área e finalizou no canto, sem chance para Fernando Miguel. O gol que garantiu os três pontos foi anotado já nos acréscimos. Lucão tocou para Janderson, que chutou firme para recolocar o Atlético-GO na frente.
O Bahia volta a campo na quinta-feira (2), em duelo atrasado da 32ª rodada, contra o Atlético-MG, em Salvador. Depois recebe o Fluminense e, na última rodada, visita o Fortaleza. O Atlético-GO joga na sexta-feira (3), diante da Chapecoense, em Chapecó. Após, enfrenta o Inter, em Porto Alegre, e o Flamengo, como mandante.
Grêmio e São Paulo jogam na quinta-feira (2), na Arena, em compromisso que marcará o retorno da torcida gremista ao estádio após suspensão imposta pelo STJD. Pela projeção atual, o Tricolor precisa de três vitórias nas últimas rodadas, além de contar com resultados paralelos favoráveis, para evitar a queda.
Em caso de derrota para os paulistas, o Grêmio pode ser rebaixado de forma antecipada. Para isso, basta que o Juventude (que joga nesta terça, contra o Bragantino) e o Bahia (que enfrenta o Atlético-MG, na quinta) saiam vitoriosos. Caso apenas um dos adversários vença, o descenso dependeria ainda do Athletico-PR (que recebe o Cuiabá, na sexta) e precisaria apenas de um empate para sair do alcance dos gaúchos.