Correção: o atacante Everton Cardoso foi liberado por ter passado por uma cirurgia no olho há aproximadamente um mês – o que não permitiria que tivesse condições de jogar as últimas partidas –, e não por ter pedido férias antecipadas como afirmou o vice de futebol Dênis Abrahão e publicado entre 17h15min e 21h23min de 29 de novembro. O texto já foi corrigido..
A semana depois da derrota que encaminhou virtualmente o Grêmio para a Série B do Brasileirão, o vice-presidente de futebol, Dênis Abrahão, anunciou, nesta segunda-feira (29), o afastamento de sete jogadores do clube pelo menos até o final de 2021. Segundo o dirigente, o motivo comum que levou o departamento a liberar os atletas foi a falta de comprometimento ou capacidade física para jogar as três rodadas finais da temporada.
— Não que sejam eles os culpados de alguma coisa, somos todos nós. Mas foi uma decisão antes tarde do que mais tarde. Foi o momento que entendi necessário para fazer o que era preciso — explicou o dirigente, em coletiva.
Guilherme Guedes e Léo Gomes seguem nos planos à longo prazo, considerando que ambos laterais enfrentam lesões - o direito desde 2019. Everton e Luiz Fernando pediram para anteciparem suas férias, e tiveram o pedido atendido. Léo Pereira, que é do Grêmio por empréstimo e não deve ser comprado, e Paulo Miranda, que tem contrato até o final de 2022, foram dispensados por Dênis Abrahão. Jean Pyerre, o único da lista que vinha sendo aproveitado dentro de campo ou no banco de reservas, deve ser emprestado para o Alavés, da Espanha.
— Tem muita qualidade. Os treinadores chegam e colocam ele para jogar. Pode sair, sim, deve ter proposta de vários clubes do mundo interessados nele. Tem proposta, sim, e tem mercado, por que que vou segurar ele se não faz parte dos planos dos próximos 3 jogos, que são matar ou morrer — detalhou, sobre o meia.
Faltando três jogos para o final do Campeonato Brasileiro, o Tricolor corre o risco de ser rebaixado pela primeira vez da história mesmo ganhando todos os duelos:
— Espero que essa camisa e esse clube sejam honrados dentro de campo. É o que eu espero, eu e a nação tricolor. Não sou só eu envergonhado. Venho de uma reunião com os jogadores, e eles também estão envergonhados. Não posso prometer vitória, tenho que prometer raça, amor à camisa e comprometimento dos jogadores.
Segundo o dirigente, não houve reação dos jogadores em relação ao comunicado do afastamento dos sete jogadores. Sobre o nível de comprometimento que estaria Douglas Costa, que foi fotografado em festa no final de semana, Abrahão defendeu o direito dos jogadores a aproveitarem suas folgas, argumentando que este final de semana foi o primeiro com domingo sem atividades pelo clube nos últimos 45 dias:
— Ele está de folga. O que tu queres que o Grêmio faça? Douglas Costa trabalhou manhã e tarde na Bahia, veio de lá no mesmo voo que eu às 19h. E o domingo foi o primeiro domingo de folga desses 45 dias. Cada um sabe das suas responsabilidades.Se o jogador se sente no direito de sair na folga dele, como que eu vou dizer para ele não sair na folga. Quer que eu puna ele? Que eu prenda ele em casa? Posso no máximo orientar ele, mas a vida deles continua.
Veja a lista de jogadores afastados e as explicações:
Guilherme Guedes
"O Guedes está com problema de lesão, está sempre no DM. Precisa se curar de uma vez por todas, é da casa e vai voltar ano que vem"
Léo Gomes
"Léo está há dois anos sem jogar. Seria responsável da minha parte colocarmos ele para jogar nas próximas três partidas? Seria desumano. Por que que não fiz isso antes? Por que ele estava em tratamento, jogando na transição e treinando, se readaptando para voltar a viver o sonho de ser jogador aqui. Só que ele pediu para fazer tratamento separado, tivemos que atender"
Léo Pereira
"Léo Pereira não é do Grêmio e teria de ser comprado. Ainda vamos analisar, mas em princípio, não compraremos"
Jean Pyerre
"Tem proposta do Alavés, recebemos ela antes de falarem com ele. Tem outra proposta da Alemanha, outra da Inglaterra. Ele joga muito, tem mercado, por que que vamos segurar ele se ele não faz mais parte dos planos para os próximos três jogos, que são matar ou morrer?"
Paulo Miranda
"Paulo Miranda e Everton não estão nos planos para o próximo ano"
Luiz Fernando
"Pediu antecipação das férias, me disse o nosso diretor-executivo (Diego Cerri), porque antes isso não tinha chegado até mim"
Everton Cardoso
Conforme informação da assessoria de imprensa do Grêmio, o atacante não estava treinando e nem à disposição. Ele passou por uma cirurgia no olho há aproximadamente um mês, na semana da vitória sobre o Juventude, estreia do técnico Vagner Mancini, e seguia em recuperação. Foi liberado porque não teria condições clínicas de jogar as últimas partidas.