Para tentar deixar a zona de rebaixamento nos próximos dias, o Grêmio deverá superar adversários da parte superior da tabela de classificação do Brasileirão. Por isso, a preparação, que já era intensa, será ainda mais detalhada para minimizar as chances de erros e potencializar os pontos do clube para escapar da queda à Série B.
Num recorte de sete dias, o Tricolor encarará: Palmeiras, na Arena, no domingo (31), após viajará para Belo Horizonte para pegar o Atlético-MG, o atual líder da competição, e finalizará a minimaratona diante de equipe do G-6, com o clássico Gre-Nal, em 6 de novembro, no Beira-Rio.
Publicamente, direção, comissão técnica e jogadores trabalham com a ideia de duelo a duelo. Não está sendo projetada externamente uma quantidade de pontuação nos enfrentamentos. Por isso, o discurso adotado é de que as rodadas são decisivas individualmente.
— O momento é delicado. Faltam 12 jogos e vamos buscar os pontos necessários. Vamos fazer o possível para sair o mais rápido desta zona do rebaixamento — confiou o vice de futebol Dênis Abrahão.
A partir de agora, o Brasileirão retomará a sequência de confrontos praticamente a cada três dias. Logo, o Grêmio, depois do clássico na casa colorada, receberá o Fluminense no dia 9 de novembro. Depois, será a vez de voltar a Minas Gerais para encarar o América-MG no dia 13.
Iniciando a segunda quinzena do penúltimo mês do ano, o Bragantino, que estará prestes a decidir a Copa Sul-Americana, será o visitante em Porto Alegre. No dia 20, o duelo será na Arena Condá, diante da Chapecoense. Quatro dia depois, novo embate na capital gaúcha, agora contra o São Paulo.
Um jogo que poderá render atenções redobradas é contra o Bahia, em Salvador, provavelmente no dia 28 de novembro. O Tricolor baiano é inimigo direto na luta contra o rebaixamento. Os últimos jogos previstos pelo nacional devem ser contra Corinthians, Flamengo e Atlético-MG. É uma projeção e expectativa a partida contra os cariocas ser remarcada somente para após a final da Libertadores, prevista para 27 de novembro em Montevidéu.