O Grêmio voltará a campo neste domingo (3), na Arena, para enfrentar o Sport e, se vencer, deixará a zona de rebaixamento do Brasileirão. Mas, para vencer, o time de Luiz Felipe Scolari precisará ser mais ofensivo — o que deve significar a escalação de Douglas Costa como titular na vaga de Lucas Silva.
O debate sobre jogar com dois ou três volantes ganhou força a partir do jogo contra o São Paulo, quando Felipão criticou a equipe e disse que passaria a exigir "mais garra e pegada" de seus comandados. Desde então, foram oito jogos — e em cinco deles o trio de jogadores com características mais defensivas foi usado: nas duas partidas contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, e diante de Cuiabá, Flamengo e Athletico-PR, pelo Brasileirão.
Nos outros três confrontos, contra Bahia, Corinthians e Ceará, o meio-campo teve dois volantes e um meia — Douglas Costa, Campaz e Alisson se revezaram no setor.
— Quando colocamos dois volantes com outro meia, conseguimos fazer dois gols, mas tomamos mais dois. Vamos equilibrando, vendo o que dá para fazer. Não vamos pensar de acordo com o que pensam A ou B. Eu vejo a semana toda e acho que tem de escalar aquele time. Agora, vamos jogar duas em casa e temos de fazer os pontos necessários — afirmou o Scolari, no último domingo, após a derrota para o Athletico-PR por 4 a 2.
Felipão já fez 18 jogos desde o regresso ao clube, e em apenas em cinco jogos optou por três volantes. Em 12 partidas, escalou dois volantes e manteve a linha de três jogadores atrás do centroavante. E em apenas um jogo, contra o América-MG, utilizou um esquema com três zagueiros.
Atuando com apenas dois jogadores mais defensivos, o Grêmio ganhou 61,1% dos pontos disputados — teve médias de 1,16 gol marcado e 0,58 gol sofrido por jogo. Com o trio de volantes, o Tricolor tem 40% de aproveitamento e médias de 0,8 gol marcado e dois gols sofridos por partida.
Veja os números do Grêmio em jogos com dois volantes:
7 vitórias
1 empate
4 derrotas
61,1% de aproveitamento
14 gols marcados (1,16 por jogo)
7 gols sofridos (0,58 por jogo)
Grêmio 0 x 0 Inter - Brasileirão - Fernando Henrique e Victor Bobsin
LDU 0 x 1 Grêmio - Copa Sul-Americana - Lucas Silva e Fernando Henrique
Fluminense 0 x 1 Grêmio - Brasileirão - Fernando Henrique e Victor Bobsin
Grêmio 1 x 2 LDU - Copa Sul- Americana - Fernando Henrique e Victor Bobsin
Vitória 0 x 3 Grêmio - Copa do Brasil - Lucas Silva e Darlan
Bragantino 1 x 0 Grêmio - Brasileirão -Lucas Silva e Darlan
Grêmio 1 x 0 Vitória - Copa do Brasil - Lucas Silva e Darlan
Grêmio 2 x 1 Chapecoense - Brasileirão - Thiago Santos e Darlan
São Paulo 2 x 1 Grêmio - Brasileirão - Thiago Santos e Lucas Silva
Grêmio 2 x 0 Bahia - Brasileirão - Lucas Silva e Villasanti
Grêmio 0 x 1 Corinthians - Brasileirão - Thiago Santos e Villasanti
Grêmio 2 x 0 Ceará - Brasileirão - Thiago Santos e Lucas Silva