Um dos jogadores mais criticados pela torcida do Grêmio, Alisson foi o responsável direto pelo empate em 2 a 2 diante do Cuiabá. O camisa 23, em noite de artilheiro, marcou os dois gols que evitaram nova derrota tricolor dentro da Arena. Com isto, ampliou uma estatística que ajuda a explicar sua permanência na equipe: dos 23 pontos conquistados pelo time no Brasileirão, em 14 ele teve participação com gols, passes e faltas sofridas. Isto significa que 60,8% dos pontos saíram em lances em que o atacante esteve envolvido.
Contratado pelo Grêmio em janeiro de 2018, o jogador revelado pelo Cruzeiro completou já tem 172 jogos com a camisa gremista e chegou a 23 gols marcados. Apontado como uma espécie de "patinho feio" do elenco, Alisson é bastante cobrado por marcar poucos gols. Porém, os treinadores creditam a ele uma importância tática na equipe. Ele sempre gozou da confiança de Renato Portaluppi e, agora, de Felipão. Com Tiago Nunes, ele não teve sequência por conta de uma lesão no tornozelo, que o deixou fora de quase toda a passagem do hoje técnico do Ceará pela Arena.
Mesmo sem ser goleador, Alisson tem ainda participação em 40% dos gols marcados pelo Grêmio no Brasileirão. Pode não ser suficiente para que o time saia da zona de rebaixamento no momento, mas os números do atacante de 28 anos mostram que não é por ele que os tricolores padecem nas últimas posições desde o início da competição.
Confira os gols e pontos conquistados pelo Grêmio com a participação de Alisson:
Fluminense 0 x 1 Grêmio
Sofreu pênalti de Calegari, confirmado pelo VAR, que foi convertido pelo chileno César Pinares e que garantiu a primeira vitória de Felipão no Brasileiro.
Grêmio 1 x 1 América-MG
Fez o corta-luz para Guilherme Guedes marcar 1 a 0, após cruzamento rasteiro de Vanderson.
Grêmio 2 x 1 Chapecoense
Fez o gol de empate, em chute de fora da área. Foi autor do cruzamento para Borja, na jogada em que o colombiano foi derrubado pelo zagueiro Derlan na área. O camisa 9 cobrou a penalidade e decretou a vitória.
Cuiabá 0 x 1 Grêmio
Lançado por Maicon foi derrubado na área pelo lateral João Lucas. Pênalti confirmado pelo VAR e convertido por Borja.
Grêmio 2 x 0 Ceará
Foi dele o cruzamento para Diego Souza abrir o placar no final do primeiro tempo.
Grêmio 2 x 2 Cuiabá
Marcou os dois gols gremistas.