A vitória deste domingo (17) não bastou para tirar o Grêmio do penúltimo lugar do Brasileirão. Mas, se não tivesse superado o Juventude, um adversário direto na tabela, dentro da Arena, a situação poderia estar ainda mais complicada. Agora, pelo menos, o Tricolor pode fazer contas e projetar uma fuga do Z-4 na 28ª rodada.
O técnico Vagner Mancini terá uma semana para ensaiar o que será apresentado contra o Atlético-GO, na próxima segunda-feira (25), fora de casa. E, mais uma vez, para seguir sonhando com a fuga da zona de rebaixamento, o time gremista não pode pensar em outro placar que não seja a vitória. Contudo, além de seu próprio resultado, terá de torcer contra quatro equipes e contar com resultados paralelos para, enfim, respirar aliviado.
Santos x América-MG
Sábado (23), às 17h, na Vila Belmiro
O empate em 0 a 0 entre Sport e Santos foi positivo, pois deixou ambos os clubes ao alcance. Os paulistas, por exemplo, não podem pontuar diante do América-MG, no próximo sábado (23), na Vila Belmiro. Se isso acontecer, o Grêmio precisará vencer para chegar aos mesmos 29 pontos, superando a equipe de Fábio Carille no número de vitórias. Mas, basta um mísero empate para que os santistas sigam à frente na classificação.
Bom para o Grêmio: derrota do Santos
Ruim para o Grêmio: empate ou vitória do Santos
Juventude x Ceará
Sábado (23), às 17h, no Estádio Alfredo Jaconi
Ainda que o Santos pontue, o sábado ainda pode resguardar boas notícias caso o Juventude tropece diante do Ceará, no Estádio Alfredo Jaconi. O time da Serra precisa, no mínimo, empatar para que o Tricolor o alcance nos 29 pontos e supere no número de vitórias.
Entretanto, caso os comandados de Marquinhos Santos saiam vitoriosos, os gremistas precisarão adiar a fuga do Z-4 outra vez.
Bom para o Grêmio: derrota do Juventude ou empate
Ruim para o Grêmio: vitória do Juventude
Bahia x Chapecoense
Domingo (24), às 20h30min, na Arena Fonte Nova
Digamos que o Juventude tenha tropeçado, o Grêmio voltará sua torcida para a lanterna Chapecoense. No domingo (24), os catarinenses precisam, ao menos, arrancar um ponto do Bahia, na Arena Fonte Nova. Trata-se do mesmo cenário de Caxias do Sul: se empatarem, os baianos poderão ter a pontuação igualada, sendo superados no número de vitórias.
Bom para o Grêmio: derrota do Bahia ou empate
Ruim para o Grêmio: vitória do Bahia
Palmeiras x Sport
Segunda-feira (25), às 21h30min, na Arena do Palmeiras
Caso Juventude ou Bahia vençam, caberá ao Grêmio diminuir seu prejuízo em Goiânia, na segunda-feira. E, além disso, terá de ficar atento ao que acontecerá em São Paulo, onde o Sport visitará o Palmeiras.
Se os pernambucanos perderem ou empatarem, e o time de Vagner Mancini vencer seu compromisso, poderá subir uma posição.
Bom para o Grêmio: derrota do Sport ou empate
Ruim para o Grêmio: vitória do Sport