A vitória contra o Ceará estava encaminhada quando Felipão olhou uma última vez para o banco de reservas. Foi o momento que marcou o ressurgimento de Everton Cardoso no Grêmio. Colocado na vaga de Alisson, o atacante disputou os últimos nove minutos da partida, mostrando que voltou a ser uma opção no elenco tricolor.
Sua última aparição havia sido mais de três meses antes, quando Tiago Nunes utilizou uma equipe alternativa para bater o Santa Cruz e conquistar a Recopa Gaúcha. Não à toa, o jogador fez uma postagem em sua rede social, com uma imagem sua durante a partida e uma mensagem bíblica: "Tudo posso naquele que me fortalece".
Diferentemente do que costuma ocorrer quando os jogadores permanecem muito tempo sem atuar, a ausência de Everton era justificada por uma avaliação técnica interna. Em meados de julho, o atleta chegou a ser colocado à disposição de outros clubes e passou a treinar em turno oposto no CT Luiz Carvalho, junto de Victor Ferraz e Paulo Victor. Porém, ao contrário do goleiro, que rescindiu seu contrato, os dois primeiros foram reintegrados no final de agosto.
— São dois jogadores que continuaram treinando com seriedade, com uma postura profissional, e que têm uma relação muito boa com todos dentro do clube. Em algum momento, não foram aproveitados por outra comissão técnica, mas o Felipão entendeu que eles poderiam acrescentar ao elenco, estão sendo reintegrados e trabalhando normalmente junto com o grupo — explicou o executivo Diego Cerri na ocasião.
Contratado ainda em 2020, envolvido em uma troca que levou o atacante Luciano para o São Paulo, Everton Cardoso já disputou 29 partidas com a camisa gremista. Nesta temporada, foram apenas três aparições. Além dos jogos contra Ceará e Santa Cruz, também foi titular no empate com o São Luiz, pelo Gauchão, ainda sob a gestão de Renato Portaluppi.
O atacante, que completará 33 anos em dezembro, tem contrato com o Tricolor até o final de 2022.
Jogos de Everton Cardoso na temporada 2021:
12/9: Grêmio 2x0 Ceará — entrou aos 36’/2ºT (jogou por 9min)
6/6: Grêmio 3x0 Santa Cruz — saiu aos 31’/2ºT (jogou por 76min)
31/3: São Luiz 2x2 Grêmio — saiu aos 17’/2ºT (jogou por 62min)