O Grêmio reformulou as alternativas dos goleiros na temporada de 2021, e dois jovens aproveitaram as oportunidades das comissões técnicas: Brenno e Gabriel Chapecó. O primeiro começou bem a temporada e chegou à seleção brasileira olímpica. A partir da convocação, o reserva tomou a posição. Luiz Felipe Scolari, após a vitória contra o Ceará, ressaltou que pretende dar sequência ao antigo dono da posição.
— Eu não vou desestimular quem sai para uma seleção, como é o caso do Brenno. Também deverá receber as oportunidades. Não uma. Duas, três ou quatro na medida que eu possa colocar o Brenno. Senão, a gente estará o punindo por ir para uma seleção — argumentou o treinador.
São 15 partidas da atual comissão técnica no Tricolor. Gabriel Chapecó foi o titular justamente em todo este período. Com o retorno do selecionável, o camisa 34 foi mantido pelo ritmo de jogo.
Para Danrlei, que também esteve no banco com Felipão na década de 1990, as duas opções têm características semelhantes. Ele enaltece as virtudes de ambos e prefere não bater o martelo sobre a preferência:
— Eles são muito parecidos nas características, difícil ter um diagnóstico olhando de fora e com tão poucos jogos que vi de cada um — disse o goleiro multicampeão.
— Mas os dois têm mais prós do que contras. A única coisa que poderia pesar contra eles é a falta de experiência por causa da idade, mas só se ganha experiência jogando —acrescentou.
Danrlei ainda defende que os dois jovens já são superiores a outros goleiros de equipes da Série A do futebol brasileiro.
Para Galatto, campeão estadual pelo Tricolor e herói da Batalha dos Aflitos, Brenno merecia ser o titular antes, mas agora o momento é de Chapecó.
— Não vejo nada contra nenhum dos dois, acho dois ótimos goleiros — declarou Galatto. — A única coisa é que o Brenno, quando voltou da seleção, deveria jogar porque foi para seleção pelos seus méritos. Agora, pelo momento, mantém o Chapecó — completou.
A sequência prometida por Felipão ainda não foi definida, mas não deve demorar. Há a possibilidade de ser iniciada já na próxima quarta-feira (15), contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. A decisão sairá no treinamento da véspera do jogo pela Copa do Brasil.