Depois de 743 dias, o lateral-direito Leonardo Gomes voltou a jogar uma partida oficial pelo Grêmio. Ele participou da vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, pelo Brasileirão de Aspirantes, e comemorou o retorno aos gramados na saída de campo.
— Quero agradecer primeiramente a Deus, minha família, meus amigos, meus companheiros de trabalho, pessoal do clube que me deu todo suporte que eu precisava também. Fico muito feliz, foram dois anos de sofrimento, mas hoje (quinta-feira, 16), graças a Deus, consegui voltar, jogar mais de 60 minutos, fico feliz e o mais importante foi a vitória — disse Léo Gomes em vídeo publicado pelo clube nas redes sociais.
Ele não disputava uma partida oficial desde que rompeu o ligamento cruzado posterior do joelho direito, em 4 de setembro de 2019, em jogo das semifinais da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR. Nesse período de mais de dois anos fora dos gramados, passou por três cirurgias, já que no processo de recuperação teve uma fratura patelar no joelho lesionado, em maio do ano passado, e precisou de uma nova operação.
Pelo Instagram, o atleta relatou que acho que não conseguiria voltar a jogar, mas comemorou o fato de ter voltado a fazer o que mais ama: jogar futebol.
"Depois de dois anos, três cirurgias e muito sofrimento, hoje consegui voltar a fazer o que mais amo: jogar futebol. Quero agradecer primeiramente a Deus, aos meus familiares, amigos, companheiros de trabalho, a todos que de alguma forma me ajudaram nesse tempo sofrido e que torceram pela minha volta aos gramados. Eu que muitas vezes achei que nem conseguiria voltar a jogar, hoje vi que o papai do céu tá sempre me olhando e me cuidando", escreveu.
O retorno foi comemorado, também, pelo coordenador técnico do Grêmio, Marcelo Oliveira. O ex-lateral-esquerdo jogou junto com Leonardo Gomes e celebrou a volta do camisa 6.
"Hoje é um daqueles dias que jamais esqueceremos, que alegria e emoção em ver sua volta aos gramados meu irmão. Acompanhei tudo de perto e sei o quanto és merecedor, nunca desistiu e venceu. Vai pra cima que sua história continua e o futebol precisa de atletas como você! Deus abençoe e conte sempre comigo", publicou no Instagram.
Léo Gomes foi utilizado no time de transição para ganhar ritmo. Ele aguentou 67 minutos, sendo substituído apenas aos 19 da etapa final. O lateral recebeu a braçadeira de capitão, mas teve atuação discreta. A tendência é de que o jogador participe dos treinamentos junto com o grupo principal, mas possa atuar em algumas partidas do Brasileirão de Aspirantes para voltar à melhor forma física e técnica.