Para tentar ter melhor desempenho e conseguir uma vitória diante do Ceará, no confronto de retomada da temporada, na Arena, em 12 de setembro, o Grêmio decidiu antecipar a concentração do grupo de jogadores. Tradicionalmente, o clube iniciava o período de isolamento com um dia de antecedência. Porém, a comissão técnica entendeu que há dois motivos para aumentar a reclusão do elenco para o duelo.
A primeira justificativa envolve principalmente o ambiente. Acredita-se que reunir todo o elenco neste momento ajudará para focar ainda mais no compromisso, mas também evitará distrações com a pressão externa. Na última quarta-feira (1), torcedores protagonizaram um protesto violento na chegada da delegação para o treinamento inaugural para o jogo.
Alguns dirigentes chegaram a cogitar alterar a sede dos trabalhos para outro local, mas a conclusão interna é que estender ainda mais o período de concentração para quase uma semana poderia ser prejudicial por afastar os atletas dos seus familiares, que são considerados importantes para aliviar o clima. Por isso, alternativas de outras cidades ou Estados estão descartadas temporariamente.
O outro motivo alegado pelos membros da comissão técnica para a antecipação é o horário do confronto com o Ceará. A partida está marcada para às 11h. O horário é diferente para o Tricolor, que ainda não atuou no Brasileirão de 2021 pelas manhãs. O entendimento é de que essa medida auxiliará no melhor desempenho, pois o ajuste do sono e alimentação deve ser feito conforme a adversidade incomum.
O Grêmio ainda não confirma em quantos dias vai antecipar o período de concentração.