Dois seis jogadores do Grêmio que terão seus vínculos encerrados em 31 de dezembro de 2021, um dos que tem mais possibilidades de permanecer no clube é Léo Pereira, que pertence ao Ituano. Contratado por empréstimo, no segundo semestre de 2020, o jovem atacante de 21 anos já teve 10% de seus direitos econômicos adquiridos pelo Tricolor. Em dezembro, quando o contrato se encerra, o Grêmio poderá exercer a opção de compra de mais 60%, por R$ 600 mil.
Revelado pelo clube do interior paulista e com passagem pelas categorias de base do Corinthians, Léo Pereira passou a se destacar pela velocidade e chamou atenção de clubes como Sevilla e Leganés, ambos da Espanha, antes de desembarcar em Porto Alegre, por indicação do técnico Thiago Gomes, do time de transição gremista.
Em abril, a direção chegou a abrir negociação para sua permanência, mas o acordo não foi selado. Um dos jogadores que mais atuou no Brasileirão, o camisa 38 segue sendo avaliado pela comissão técnica.
— Nossa opção encerra em dezembro e então vamos tomar uma decisão. Mas o menino está agradando — diz o vice-presidente de futebol Marcos Herrmann, deixando transparecer a ideia do clube de permanecer com Léo Pereira.
Veja os números de Léo Pereira no Grêmio:
2020
14 jogos (13 como titular) no Brasileiro de Aspirantes
Nenhum gol marcado
1.150 minutos jogados
2021
36 jogos (17 como titular)
6 gols marcados
2 assistências
1.638 minutos jogados
Por competição
Brasileirão - 15 jogos - 0 gol
Gauchão - 10 jogos - 2 gols - 2 assistências
Sul-Americana - 5 jogos - 2 gols
Copa do Brasil - 4 jogos - 1 gol
Libertadores - 1 jogo - 0 gol
Recopa Gaúcha - 1 jogo - 1 gol