A convocação da Seleção Brasileira para a rodada tripla das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, na manhã desta sexta-feira (24), trouxe uma notícia importante para os clubes que disputam o Brasileirão e tiveram jogadores chamados por Tite. Durante entrevista coletiva, o coordenador Juninho Paulista, garantiu que a CBF irá adiar as partidas das equipes que cederão atletas.
— Conversamos com o Manoel (Flores), que é o diretor de competições. E, por se tratar novamente de três jogos, vai ser adotado o mesmo critério que adotamos na data de setembro em relação aos clubes que tiveram jogadores convocados — disse o dirigente.
Desta forma, Inter, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo, que tiveram atletas convocados, deverão ter suas partidas das rodadas 24, 25 e 26 adiadas para nova data. Com diversos estrangeiros atuando no país, outros jogadores deverão ser chamados para suas seleções nacionais — e essa questão atinge o Grêmio, que tem Villasanti e Miguel Borja, titulares de Paraguai e Colômbia, respectivamente.
Imediatamente a pergunta que se estabelece é se esses clubes também terão o benefício de adiamento de seus compromissos em nome do equilíbrio técnico. Procurado pela reportagem de GZH para saber se o clube poderia pedir o mesmo tratamento por parte da CBF, Romildo Bolzan Junior afirmou, que no seu entendimento, essa será uma questão automática.
—Pelo que sei, calendário Fifa será automático, e não jogamos também — disse o presidente gremista.
As seleções de Paraguai e Colômbia ainda não informaram suas listas de convocados e, desta forma, a CBF não se pronunciou sobre possíveis adiamentos. Caso eles sejam confirmados, os jogos contra Cuiabá, na Arena, Santos e Fortaleza, ambos fora de casa, teriam novas datas.
Veja os jogos de Paraguai e Colômbia na próxima data-Fifa:
Paraguai:
7/10 - Argentina - Assunção
10/10 - Chile - Santiago
14/10 - Bolívia - La Paz
Colômbia:
7/10 - Uruguai - Montevidéu
10/10 - Brasil - Barranquilla
14/10 - Uruguai - Barranquilla
Veja os jogos do Grêmio durante as datas-Fifa:
6/10 - Cuiabá - Arena
10/10 - Santos - Vila Belmiro
a definir - Fortaleza - Arena Castelão