A Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do futebol puniu em uma partida de suspensão, Vanderson, do Grêmio, expulso no confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo.
O lateral-direito levou cartão vermelho, de forma direta, depois de cometer uma falta em Vitinho. De acordo com o relato em súmula, foi denunciado por praticar jogada violenta, prevista no artigo 254 do CBJD e que tem como pena a suspensão de uma a seis partidas.
Como já cumpriu a pena na partida de volta, na derrota por 2 a 0 no Maracanã, Vanderson está liberado para jogar na Copa do Brasil 2022. E mesmo que a pena fosse maior, ele não desfalcaria o time no Brasileirão, segundo o jurídico do Grêmio.
— O Vanderson atingiu, sim, o Vitinho, mas com um encontrão. O vídeo foi claro ao mostrar que não teve sola. O futebol é um esporte de contato. Uma falta técnica que poderia ser aplicado o cartão amarelo — sustentou o advogado Marcelo Mendes, que defendeu o jogador.
Relator do caso, Vanderson Maçullo puniu o lateral com uma partida. Os auditores Eduardo Mello, Gustavo Caputo e Alessandra Paiva acompanharam o relator, assim como o presidente, Otacílio Araújo Neto.