Jogador da confiança de Luiz Felipe Scolari, Thiago Santos ainda não foi utilizado pelo comandante no Grêmio. Titular na campanha do título do Brasileirão de 2018 pelo Palmeiras, o volante se recupera desde o final de junho de lesão na coxa direita. Ainda restam alguns dias de tratamento e não há previsão de retorno aos gramados pelo time.
O período de tratamento, segundo comunicado divulgado em 29 de junho, projeta entre quatro e seis semanas. Ele completa cinco semanas longe da equipe titular nesta terça (3).
Há expectativa de que, em meados deste mês, Santos poderá ser relacionado pela comissão técnica. Há o entendimento por parte de Felipão de que Bobsin, Fernando Henrique, Lucas Silva e Darlan estão rendendo bem, mas as características do camisa 5 podem agregar ao time na defesa. Por isso, quando tiver condições e um período integrado aos treinamentos com os demais companheiros, o volante deverá ficar à disposição.
Felipão confia em Thiago Santos. Inclusive, segundo o repórter Samuel Venâncio, da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, recomendou a contratação do atleta quando trabalhou no Cruzeiro em 2020. Porém, por condições financeiras, o time mineiro não conseguiu o acerto.
Desde março no Grêmio, o jogador tem 17 partidas disputadas e foi firmado como titular com Tiago Nunes, antigo treinador gremista. Porém, sua última partida foi apenas em 27 de junho, no empate sem gols contra o Fortaleza, na Arena. Desde então, trata de recuperação no músculo adutor da coxa direita.