Claro que o treinador do Grêmio precisa fazer um time com muitos cuidados defensivos. Mas essa é apenas a primeira parte do processo. Só defendendo, o time espera pela punhalada do adversário. Foi assim que aconteceu no sábado (31), quando Praxedes foi responsável pelo morteiro que derrotou o Tricolor.
A equipe de Felipão até conseguiu conter o Bragantino. Não foram muitas as oportunidades, mas abdicou de atacar. Em 12 jogos, o Grêmio marcou seis gols no Brasileirão. Essa é uma conta que leva o time para o rebaixamento.
Com a situação da tabela, são necessárias vitórias, ou seja: o time precisa balançar as redes. Empatar ou perder de pouco, achando que está jogando bem ou que contêm rivais, não leva a nada.
Fechar a casinha é importante, mas o time passa por jogos sem marcar gols, sem criar situações, sem ter recuperação na tabela. Espera-se que, contra a Chapecoense, o processo ofensivo possa aparecer.
Uma vitória no campeonato, só seis gols marcados e vice-lanterna. Essas são situações que a cada rodada de fracasso ganham mais ares de dramaticidade.