Os guris do Grêmio chamaram atenção na tarde de quinta-feira (19) ao golearem o Figueirense por 9 a 0, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, pela 1ª rodada da segunda fase do Brasileirão de Aspirantes. Mas o Tricolor já vinha fazendo boa campanha no torneio, tanto que se classificou à segunda etapa como líder do Grupo A, com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota.
Nesta segunda fase, são dois grupos com quatro equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. Neste momento, após a goleada sobre a equipe catarinense, e o Grêmio lidera o seu grupo, que ainda tem o Corinthians e o Ceará, este o atual campeão.
Ainda que o Brasileirão de Aspirantes seja competição sub-23, o Tricolor opta, desde o ano passado, por utilizar time sub-21. A maioria dos atletas, porém, ainda são sub-20. Mesmo assim, o Grêmio tem o melhor ataque da competição, com 24 gols marcados em nove jogos.
Os principais destaques são os atacantes Elias Manoel e Vini Paulista, o meia Pedro Lucas, o volante Mateus Sarará e o lateral-esquerdo Thiago Rosa. Outro atleta que vinha bem na competição era o meia Rildo, que foi emprestado ao Brasil-Pel para a disputa da Série B.
Confira cinco destaques do time de transição
Elias Manoel
Com apenas 19 anos, ele é o principal nome do time. Vice-artilheiro do campeonato, com seis gols, ele é o jogador com a maior média de gols por partida, já que atuou em apenas cinco jogos. Assim, tem média superior a um gol por jogo. Na goleada por 9 a 0 sobre o Figueirense, nesta quinta, marcou três gols e fez a jogada, com direito a assistência, para outro gol, marcado por Vini Paulista.
Forte fisicamente, o garoto chama atenção pela boa batida na bola e as arrancadas em alta velocidade. Chegou a disputar quatro partidas com a equipe profissional neste ano e marcou dois gols na vitória por 6 a 2 sobre o Aragua, na Venezuela, pela Copa Sul-Americana.
Uma lesão atrapalhou sua sequência, mas agora está plenamente recuperado e balançou as redes nos últimos quatro jogos do Brasileirão de Aspirantes. Ele atua preferencialmente como ponta-esquerda, mas pode jogar também como centroavante. Poderia disputar um lugar, ao menos, no banco de reservas, com Léo Pereira e Luiz Fernando.
Vini Paulista
Atacante de lado, Vini Paulista é daqueles jogadores rápidos, bons de drible, que o torcedor está acostumado a ver o clube revelar nos últimos anos. Segue a linha de Pedro Rocha, Everton, Pepê e Ferreira. Na quinta-feira, marcou duas vezes no 9 a 0 sobre o Figueirense.
É o vice-artilheiro do Grêmio no Brasileirão de Aspirantes, com três gols. Aos 20 anos, tem um jogo no time principal, o 0 a 0 com La Equidad, da Colômbia, na Sul-Americana.
Pedro Lucas
Principal estrela das categorias de base do Grêmio, o meio-campista de 19 anos é o armador do time. Campeão do mundo com a seleção brasileira sub-17, em 2019, o canhoto Pedro Lucas tem seis jogos neste Brasileirão de Aspirantes, com um gol marcado.
Ele chegou a iniciar a temporada na equipe principal, com direito a oito jogos e um gol marcado (no empate em 1 a 1 com o São José, pelo Gauchão) entre os profissionais, mas retornou à transição para "ganhar corpo". O jogador, no entanto, é uma das grandes apostas do Grêmio para assumir a camisa 10 do time nos próximos anos.
— O Pedro baixou para a transição. Ele estava em processo de recuperação muscular, um recondicionamento para conseguir uma condição física melhor para a carreira dele. O biotipo dele precisa ser aperfeiçoado. Ele está nesse processo ainda — disse o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, em entrevista em julho deste ano.
Mateus Sarará
Citado por Felipão como possível substituto para Maicon no jogo deste sábado, contra o Bahia, o volante Mateus Sarará é um dos principais destaques do grupo de transição do Grêmio. Com 19 anos, ele chama atenção pela altura (1m81cm) e boa capacidade nos combates físicos, passes longos e finalizações de fora da área.
Esteve em campo nos primeiros 45 minutos da goleada sobre o Figueirense, na quinta-feira, e deu uma bela assistência para Vini Paulista no terceiro gol tricolor. No Brasileirão de Aspirantes, soma cinco jogos e um gol marcado. Além disso, atuou em dois jogos pela equipe principal, ambos na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
— Do ponto de vista técnico, tem um bom passe, tem lançamento, com uma bola longa muito boa e um bom chute de fora da área. Bate bem falta e escanteio. Tem um repertório completo para função de volante — destaca César Lopes, treinador da transição do Grêmio.
Thiago Rosa
Outro garoto de 19 anos, o lateral-esquerdo Thiago Rosa vem se destacando no time de transição do Grêmio. Marcou dois gols, um deles um golaço em belo chute de fora da área, na goleada por 9 a 0 sobre o Figueirense, na quinta-feira, pelo Brasileirão de Aspirantes.
Foram seus primeiros gols no torneio. Ainda assim, tem ganhado sequência como titular e feito bons jogos. No início do ano, inclusive, foi emprestado ao Pelotas para a disputa do Gauchão. Disputou quatro partidas, todas entrando no segundo tempo. Ganhou rodagem e, pelas más atuações dos laterais-esquerdos da equipe principal, pode ter chance em breve.