O Grêmio está próximo de anunciar a contratação Miguel Borja, 28 anos, como novo reforço para a temporada. O centroavante, que chega por empréstimo junto ao Palmeiras até o final de 2022, será o quarto colombiano a jogar pelo clube.
Antes dele, o Tricolor teve apenas dois laterais e um atacante vindos da Colômbia. O primeiro foi o lateral-direito Darío Bustos, em 2007. O jogador chamou atenção pelo Cúcuta na Libertadores, chegando à semifinal da competição e sendo eliminado pelo Boca Juniors. Pelo Tricolor, fez apenas 18 jogos, fazendo um gol de falta, contra o Vasco, pelo Brasileirão. Depois, ainda jogou no Inter antes de voltar ao seu país.
O segundo atleta colombiano a vestir a camisa tricolor foi o atacante Edixon Perea. Ele ficou em Porto Alegre de 2008 a 2010, vindo do Bordeaux, da França. Foram 20 gols marcados em 60 partidas pelo Grêmio.
O terceiro, e mais recente, foi o lateral-direito Luis Orejuela. O jogador atuou no Tricolor na temporada passada por empréstimo, vindo do Cruzeiro. Fez 31 jogos, marcou um gol com a camisa gremista, e só não permaneceu no clube por um desacerto financeiro para a compra em definitivo da equipe mineira.
Agora, Borja tentará ser o mais bem-sucedido dos colombianos a jogar no Grêmio. Na temporada passada, foi artilheiro do Apertura, num dos turnos do Campeonato Colombiano. Fez 14 gols em 23 jogos. Em 2021, era o quinto principal goleador da competição, com oito gols em 14 jogos. Além disso, é jogador da seleção colombiana, tendo disputado a Copa América deste ano.