As Gurias Gremistas entram em campo nesta sexta-feira (16), pela última rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino sub-18. O confronto é com o Iranduba-AM, a partir das 8h, no CT do Sorocaba. No turno, as representantes do Tricolor venceram por 4 a 0.
O Grêmio é o atual vice-líder do Grupo C, com 10 pontos. São três de diferença em relação ao líder São Paulo. Portanto, para garantir a classificação à fase posterior, as Gurias precisam, primeiro, vencer e, depois, torcer para a derrota de, pelo menos, um adversário direto: São Paulo, Ferroviária ou Fluminense — no caso dos dois primeiros, há necessidade de ultrapassar os rivais também no saldo de gols.
Lembrando que se garantem na segunda fase do Brasileirão Feminino sub-18 apenas os líderes dos seis grupos e os dois melhores segundos colocados, na classificação geral. Por enquanto, estão garantidos na próxima etapa, de forma antecipada, apenas: Inter, Santos e Chapecoense.
As outras representantes do RS, as Gurias do Juventude, já não têm mais chances de classificação. Com apenas um ponto somado, elas apenas cumprem tabela no próximo sábado (17), às 15h30min, diante do Atlético-GO.
Confira a situação dos adversários diretos do Grêmio
Ferroviária: com 12 pontos conquistados em 15 disputados, são as melhores segundas colocadas na classificação geral. No próximo sábado, duelam com as líderes do Grupo E: as Gurias da Chapecoense — já garantidas na fase posterior. Nesse caso, com uma derrota da Ferroviária e uma vitória do Grêmio, as gaúchas ultrapassariam as paulistas e se garantiriam entre as oito melhores equipes.
São Paulo: é o atual líder do Grupo C, com 13 pontos. O tricolor paulista enfrenta o Vitória, lanterna da chave com apenas um ponto, às 8h desta sexta-feira. Além de uma derrota do SPFC combinada à uma vitória das Gurias Gremistas, ainda é necessário torcer para que as gaúchas ultrapassem no saldo de gols. Atualmente, o São Paulo tem 12, enquanto o Grêmio tem a metade: seis.
Fluminense: com o final da quinta rodada, ocupa a segunda colocação do Grupo A, com 12 pontos — um a menos que o líder Flamengo. Atualmente, tem a segunda melhor campanha de segundo colocado, na classificação geral. Nesta sexta, enfrenta o Flamengo, às 10h30min — no turno, o rubro-negro venceu por 3 a 0. Uma nova derrota no Fla-Flu, combinada à uma vitória das Gremistas, classificaria o tricolor gaúcho. No saldo de gols, o time do RS e o do RJ estão empatados: seis. Portanto, dentre as três opções, é a mais fácil.
Ordem dos critérios de desempate na competição:
- mais vitórias
- melhor saldo de gols
- mais gols pró
- menos cartões vermelhos
- menos cartões amarelos
Confira a situação dos grupos ao fim da 5ª rodada
Grupo A
- 1º Flamengo - 13 pontos
- 2º Fluminense - 12 pontos
- 3º Minas Brasília - 4 pontos
- 4º Cuiabá - 0 ponto
Grupo B
- 1º Inter - 15 pontos
- 2º América-MG - 7 pontos
- 3º Sport - 5 pontos
- 4º Athletico-PR - 1 ponto
Grupo C
- 1º São Paulo - 13 pontos
- 2º Grêmio - 10 pontos
- 3º Iranduba-AM - 4 pontos
- 4º Vitória - 1 ponto
Grupo D
- 1º Santos - 13 pontos
- 2º Atlético-MG - 9 pontos
- 3º Ceará - 5 pontos
- 4º Audax - 0 pontos
Grupo E
- 1º Chapecoense - 15 pontos
- 2º Ferroviária - 12 pontos
- 3º Atlético-GO - 1 ponto
- 4º Juventude - 1 ponto
Grupo F
- 1º Bahia - 10 pontos
- 2º Corinthians - 9 pontos
- 3º Fortaleza - 5 pontos
- 4º Kindermann - 3 pontos