Embora tenha marcado o gol do Grêmio no empate com o América-MG, no último sábado (24), na Arena, Guilherme Guedes não deve ser mantido como titular para o duelo contra o Vitória, pela Copa do Brasil.
Isso não quer dizer, no entanto, que a atuação do jovem de 22 anos não tenha agradado ao técnico Felipão. O problema está nas cãibras que fizeram com que o jovem lateral fosse substituído aos 19 minutos do segundo tempo. Assim, a tendência é que o jogador oriundo da base inicie no banco de reservas a partida agendada para as 21h30min desta terça-feira (27), no Barradão. Assim, Bruno Cortez retoma a posição.
Internamente, Guedes é visto como um jogador de potencial para titularidade e venda futura. Porém, ficou muito tempo afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda. Aos poucos, passou a ser utilizado no Brasileirão de Aspirantes e na Recopa Gaúcha para readquirir ritmo, até ser utilizado no grupo principal outra vez.
— O Guilherme Guedes está pronto para jogar. Eu também me questiono e busco informações. Me dizem que quando ele estiver 100% pronto, vai jogar. Ele tem viajado, tem sido reserva. Um jogador para atuar precisa estar absolutamente pronto. Existe muito critério para isso. E eu acredito nesses diagnósticos de um jogador ter que entrar em um jogo sem riscos de nada — declarou o presidente Romildo Bolzan Júnior em uma live organizada pelo clube, antes do garoto receber a chance contra o time mineiro.
O gol anotado por Guedes no fim de semana, aliás, quebrou uma série interessante. Fazia quase dois anos que um lateral-esquerdo do Grêmio não balançava as redes adversárias. A última vez que isso havia acontecido foi na goleada de 6 a 1 sobre o Avaí, pelo Brasileirão de 2019, quando Cortez anotou o quinto gol gremista na Arena. De lá para cá, nem ele ou Diogo Barbosa, que foi contratado junto ao Palmeiras em setembro, deixaram sua marca nos rivais.
Uma provável escalação do Grêmio que enfrentará o Vitória tem: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Cortez; Fernando Henrique, Victor Bobsin, Léo Pereira, Jean Pyerre e Alisson; Ricardinho.