Uma das posições em aberto no Grêmio com a chegada de Felipão é a lateral esquerda. Com as más atuações dos experientes Bruno Cortez e Diogo Barbosa, o pedido constante da torcida é por oportunidades ao garoto Guilherme Guedes, 22 anos, revelado pela base gremista e que tem ficado no banco de reservas nos últimos jogos. Agora, com a nova comissão técnica, ele será observado ainda mais de perto.
Após a derrota para o Palmeiras, na noite de quarta-feira (7), o técnico interino Thiago Gomes, que será auxiliar da equipe profissional, elogiou o atleta. Questionado sobre a pouca utilização do lateral-esquerdo no time principal, argumentou que ele precisava retomar o ritmo de jogo no grupo de transição antes de ganhar novas chances.
— O Guedes é um jogador que conheço há bastante tempo, tem muita técnica, uma saída de jogo muito boa. É um menino com um potencial enorme. Agora, pegando ritmo, como ele vem jogando pela transição, entrou nessa disputa da posição. Acredito muito que ele vai disputar essa posição, mas esse ritmo de jogo que ele vem adquirindo tem sido importante. O momento dele está mais próximo e vai poder mostrar o potencial dele agora para o Felipão — afirmou Thiago Gomes.
Guilherme Guedes já soma 11 jogos pela equipe profissional do Grêmio, ainda que muitas vezes tenha atuado em partidas em que foram utilizados diversos garotos da transição. Em 2019, chegou a ser emprestado à Ponte Preta para ganhar experiência disputando a Série B. Fez 12 jogos pelo clube campineiro e acabou tendo uma lesão, o que prejudicou sua evolução. Voltou ao Tricolor e ganhou uma sequência de quatro jogos no Gauchão do ano passado, foi bem, mas nova lesão o afastou dos gramados.
Recuperado, busca o ritmo de jogo para ganhar novas oportunidades. Neste ano, disputou apenas uma partida pela "equipe de cima", na vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz, pela Recopa Gaúcha, no início de junho. Recebeu nota 6,5 na cotação de GZH, com o seguinte conceito:
"Mostrou precisão na cobertura defensiva, ao se soltar mais no segundo tempo, e executou o cruzamento que originou o gol de Guilherme Azevedo".
Além disso, atuou em duas partida com o time de transição, sob o comando de Thiago Gomes, pelo Brasileirão de Aspirantes. Foi titular no empate em 1 a 1 com o Fluminense, fora de casa, e na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, no Rio Grande do Sul. Recebeu, inclusive, a braçadeira de capitão.
Na avaliação do narrador Thiago Suman, que transmitiu a vitória gremista contra o Coritiba pelo Brasileirão de Aspirantes na CBF TV, Guilherme Guedes não confirmou o destaque de quem vinha dos profissionais e apresentou problemas no aspecto defensivo.
— Ele sobe com muita facilidade, mas deixa a desejar na marcação, recebe muita bola nas costas, tem de tomar mais cuidado. Claro que ele ainda está em um processo de formação. Mas como o Grêmio tem um Cortez e um Diogo que são jogadores tarimbados, mas que não oferecem repertório, um atleta da base que tem a mesma estatura de entrega e é da base deve ou pelo menos pode ser experimentado para render ou oportunizar um novo viés. Mas, hoje, ele não tem uma soberania de futebol sobre os concorrentes da posição — destaca Suman.
Nas partidas contra Santos, Fortaleza, Juventude e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, Guilherme Guedes foi relacionado. Está com a equipe principal em São Paulo e, nesta sexta-feira (9), no primeiro treino de Felipão neste retorno ao clube, também estará com o grupo. Esse é o momento para aproveitar a crise técnica na posição e mostrar o seu futebol para o novo comandante, que terá a missão de tirar o Grêmio na zona de rebaixamento o quanto antes.