O novo técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, terá uma missão para os seus primeiros momentos no comando do clube: definir o substituto de Matheus Henrique. O camisa 7 já não está mais com os companheiros, pois se juntou à seleção brasileira sub-23 que disputará os Jogos de Tóquio. Ele será desfalque pelas próximas semanas. Com isso, seu substituto está indefinido.
São quatro alternativas no momento que podem aparecer na vaga do volante. Todos possuem capacidade de ganhar oportunidades na largada do trabalho de Felipão. O técnico chega com carta branca para promover alterações que entender necessárias para tirar o Tricolor da zona de rebaixamento.
O único treinamento possível de ser realizado pelo novo comandante será na sexta-feira (9) no CT Luiz Carvalho. Logo, a novidade não será tão drástica. Pela experiência, liderança e capacidade técnica, Maicon, que está em fase final de recuperação, após lesão muscular de grau 2 na coxa direita, deverá ficar pronto nas próximas semanas. Para o Gre-Nal, o camisa 8 não deverá atuar.
Com isso, a vaga no setor de meio-campo deverá ser disputado por Fernando Henrique, Darlan ou Lucas Silva. Os dois jovens ficaram entre os suplentes diante do Palmeiras. Pelas características, se assemelham ao titular. Porém, pelo clássico estadual, Felipão poderá apostar no camisa 16 para reforçar o sistema defensivo.
Alternativas mais ofensivas como Jean Pyerre e Cesar Pinares não devem ser esboçadas pela nova comissão técnica. Thiago Santos, volante que já trabalhou com Felipão, seguirá como ausência por, no mínimo, mais um mês em razão de tratamento de lesão no músculo adutor da coxa direita.
Outras mudanças podem ser preparadas na equipe. O outro desfalque certo é de Brenno, que assim como Matheus Henrique, partirá para o Japão. Gabriel Chapecó deverá ser o titular nos próximos cinco duelos pelo Brasileirão, mas também nos enfrentamentos diante da LDU-EQU, pela Copa Sul-Americana, e Vitória, pela Copa do Brasil.