Dos 16 jogadores que estiveram em campo pelo Grêmio no empate em 1 a 1 com o América-MG, no sábado (24), dez atletas, sem contar Douglas Costa, repatriado do futebol europeu, vieram direto da base gremista. O número reforça a importância dos mais jovens no futuro do Tricolor. Para se ter uma ideia da contribuição dada por eles, outro dado ajuda bastante. Dos 74 gols marcados pela equipe em 2021, 48 foram assinalados por pratas da casa, o que representa 64% do total.
O predomínio dos garotos formados no CT de Eldorado do Sul entre os titulares tem sido frequente na temporada gremista. A premissa, inclusive, é uma das metas da direção. Dar mais oportunidade aos jovens foi um objetivo traçado pelo clube gaúcho. Além de rejuvenescer o time para retomar o caminho dos títulos, o retorno financeiro é outro fator valorizado.
Diego Souza segue sendo o artilheiro gremista no ano, com 15 gols marcados. Entre os cinco que mais balançaram as redes adversárias desde março, quatro foram revelados pelo Grêmio. Destaque para Ferreira, com 11 gols anotados. Logo atrás dele estão Ricardinho, com oito, Léo Pereira, com cinco, e Guilherme Azevedo, com quatro.
Este último está sendo emprestado ao Coritiba, para a disputa da Série B, até o final da competição. Ferreira segue em recuperação de uma lesão no joelho direito e deve voltar somente em agosto. Com Diego Souza contundido, e Diego Churín fora de combate, Ricardinho ganhará mais oportunidades. No entanto, ele terá que superar um jejum de 13 partidas sem marcar.
No quesito assistências, a colaboração da base também é notória. De acordo com o plantão da Rádio Gaúcha, Marcos Bertoncello, dos 54 passes que deixaram o companheiro em condições de marcar, 32 saíram dos pés de jogadores que tiveram alguma passagem pelas categorias inferiores do Tricolor. Ferreira, com sete, lidera mais uma vez. Jean Pyerre e Darlan, com quatro, vêm na sequência.
A artilharia da base gremista
- Ferreira (11 gols)
- Ricardinho (8 gols)
- Léo Pereira (5 gols)
- Guilherme Azevedo (4 gols)
- Matheus Henrique, Léo Chú e Jean Pyerre (3 gols)
- Elias e Vanderson (2 gols)
- Jhonata Robert, Pepê, Darlan, Guilherme Guedes, Isaque, Pedro Lucas e Lucas Araújo (1 gol)
Os passes para gol
- Ferreira (7 assistências)
- Jean Pyerre e Darlan (4 assistências)
- Léo Chú (3 assistências)
- Vanderson, Bobsin e Léo Pereira (2 assistências)
- Guilherme Azevedo, Isaque, Rodrigues, Ruan, Pepê, Matheus Henrique, Jhonata Robert e Ricardinho (1 assistência)