Sob muita pressão, o técnico Tiago Nunes define, neste sábado (3), o time que vai começar o jogo contra o Atlético-GO, no domingo (4), às 20h3omin, na Arena, pelo Brasileirão. O comandante precisa remobilizar o grupo e fazer o Grêmio apresentar bom rendimento, ou deve ser demitido do cargo. Para criar o "fato novo", a direção e até o elenco de jogadores deram carta branca para que o treinador mude o time como achar necessário.
Após cumprir suspensão, Kannemann está de volta ao time. Brenno deve retomar a titularidade no gol após sentir uma fadiga depois de ter contraído coronavírus. O sistema defensivo também pode ter outra alteração: a saída de Rafinha para a entrada de Vanderson, que foi titular da equipe até a chegada do experiente lateral. No ataque, a troca de Diego Souza por Ricardinho também pode acontecer.
Rafinha atuou como titular nos últimos cinco jogos do Grêmio. Nesta sequência, em três partidas ele atuou por 90 minutos. Nas outras duas oportunidades, jogou mais de 70 minutos . Aos 35 anos, o jogador tem relatado desgaste pela carga de partidas. Além do cansaço, há também uma avaliação de que Rafinha sofreu muito defensivamente contra o Juventude.
O ataque vive uma situação semelhante. No mesmo recorte dos últimos cinco jogos, Diego Souza também foi utilizado de maneira significativa. São dois jogos com mais de 90 minutos, dois atuando mais de 80 minutos e uma partida em que o centroavante foi substituído no intervalo. Pelo desgaste e pelo desempenho abaixo contra o time da Serra, o camisa 29 pode ser substituído por Ricardinho.
Outras mudanças ainda podem acontecer na equipe. A entrada de Guilherme Guedes e de Jean Pyerre no time não estão descartadas, mas são menos cogitadas. No caso do lateral, ele entraria imediatamente na vaga de Diogo Barbosa. Por sua vez, o meia poderia ganhar espaço no lugar de Darlan.
O provável Grêmio para enfrentar o Atlético-GO tem: Brenno (Gabriel Chapecó); Vanderson (Rafinha), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Victor Bobsin, Matheus Henrique e Darlan (Jean Pyerre); Douglas Costa, Ferreira e Diego Souza (Ricardinho).
Confira a minutagem de Rafinha e Diego Souza como titulares nos últimos cinco jogos:
Rafinha
Grêmio x Athletico-PR: 73 minutos
Sport x Grêmio: 90 minutos
Grêmio x Santos: 90 minutos
Grêmio x Fortaleza: 90 minutos
Juventude x Grêmio: 78 minutos
Diego Souza
Grêmio x Athletico-PR: 90 minutos
Sport x Grêmio: 90 minutos
Grêmio x Santos: 89 minutos
Grêmio x Fortaleza: 87 minutos
Juventude x Grêmio: 45 minutos